Estado Presente: obras do CRJ Colatina na reta final

24/05/2022 15h33 - Atualizado em 24/05/2022 15h38

Por Danielly Campos

 

As obras do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Colatina estão na reta final. O CRJ vai funcionar, no bairro Ayrton Senna, ao lado do novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), e atenderá às juventudes de 15 a 24 anos, contempladas no Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O CRJ Colatina terá recepção, salas para realização de oficinas, laboratório criativo e sala de computadores. O CRJ Colatina vai ofertar serviços voltados para as juventudes, como cursos, oficinas para geração de renda, atividades de esporte e lazer, além do acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O CRJ Colatina é fruto de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura (Instituto Promover – IPHAC).

"Em nome do Instituto Promover e toda equipe do CRJ, sentimos grande alegria em sermos ferramenta de transformação da juventude colatinense, que eles se sintam pertencentes e usuários assíduos desse rico espaço de transformação. O que foi pensado para eles se materializará. Que possam se sentir abraçados e orgulhosos pelo direito de ser jovem, aqui em Colatina", disse o coordenador do CRJ, Melquiades Candido. 

 

Estado Presente

Os CRJs estão sendo implantados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.


O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

A previsão é de que todos os CRJs estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano. Já foram inaugurados os CRJs Terra Vermelha, em Vila Velha, Feu Rosa, na Serra, São Mateus, Aracruz, Cachoeiro e Guarapari.

Em obras, estão os CRJs Linhares, Colatina, Castelo Branco (Cariacica), São Pedro e Território do Bem (ambos na capital).

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br