Estado Presente: jovens do CRJ Feu Rosa se apresentam no Espetáculo ‘Brotos e Raízes’

11/11/2022 19h20 - Atualizado em 16/11/2022 13h12

Por Danielly Campos

 



Uma alusão à vida que existe na terra e brota. Esse é o tema do Espetáculo "Brotos e Raízes", uma produção completa dos jovens de 15 a 24 anos do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa, na Serra. Eles farão três apresentações gratuitas na Serra e em Cariacica.

“Brotos e Raízes” será apresentado no próximo dia 23 de novembro, em dois horários, às 17 horas e às 19 horsa, na Estação Cidadania/Cultura, em Novo Porto Canoa, na Serra. Já em Cariacica, a apresentação será no dia 29 de novembro, às 19 horas, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande.

Compondo a programação do “Novembro Negro”, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o espetáculo "Brotos e Raízes" surge a partir da junção das oficinas de Jazz, Danças Urbanas, Canto, Violão e Teatro, trazendo as temáticas raça, etnias e direitos humanos para o palco de forma lúdica.

“O teatro é uma forma de arte transformadora, que nossos jovens tiveram acesso por meio das oficinas do CRJ Feu Rosa. Isso só foi possível porque o Governo do Estado acreditou no potencial das juventudes. Por isso, fez o maior investimento em políticas públicas do Espírito Santo com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Segundo ela, a atividade de formação também teve como objetivo promover uma importante reflexão no mês da consciência negra. “O espetáculo ‘Brotos e Raízes’ promove o desenvolvimento pessoal das juventudes e pode também ser no futuro uma forma de trabalho e geração de renda para eles”, acrescentou Nara Borgo.

No total, 35 jovens do CRJ Feu Rosa tiveram uma participação efetiva no espetáculo, com a criação do roteiro, dos figurinos e dos cenários. Eles trabalham nessa produção teatral desde agosto deste ano.

“Por meio da metodologia Paulo Freire, construímos uma apresentação que promove autonomia e emancipação, a partir do Estatuto da Juventude, que foi construído e compartilhado com as juventudes e tem forte estímulo à expressividade”, explicou a coordenadora-geral do CRJ Feu Rosa, Claudia Serafim Carvalho.

Serviço:

Programa-se! Espetáculo “Brotos e Raízes”

Sinopse

“Brotos e Raízes” é um espetáculo que faz alusão à terra e à vida que nela existe e brota. Ele tem como norteador a posição de reis e rainhas para o povo preto. Mostra as dores e as lutas que são travadas constantemente para que se enxerguem nessa posição de poder.

Quarta-feira, dia 23

Sessões às 17h e às 19h

Estação Cidadania/Cultura, na avenida Domingos José Martins, nº 142, Porto Canoa, Serra.

Entrada gratuita

Terça-feira, dia 29

Sessão às 19h

Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, na avenida Expedito Garcia, nº 218, em Campo Grande, em Cariacica.

Entrada gratuita

CRJ Feu Rosa

O CRJ Feu Rosa, na Serra, foi o primeiro inaugurado pelo Governo do Estado e oferta serviços gratuitos para jovens de 15 a 24 anos. Ele foi inaugurado no dia 4 de dezembro de 2021. O equipamento conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático e dança. Além disso, há computadores que poderão ser usados para fazer trabalhos de escola ou mesmo para trabalho. Tem internet gratuita. 

Além dessa infraestrutura de ponta, a equipe interdisciplinar do CRJ, que conta com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social, está preparada para atender e acompanhar os jovens em suas necessidades. O projeto integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes em todo o Estado. A implantação do CRJ Feu Rosa é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Adesjovem, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço. 

Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br