Estado Presente: inscrições abertas em formação gratuita para coletivos de jovens no Ifes Vila Velha

11/10/2023 14h03 - Atualizado em 26/10/2023 16h23

Por Danielly Campos



Os(as) jovens interessados em formar um coletivo de arte, de esporte, de rima, de dança ou de outra área, ou mesmo os que integram coletivos culturais, podem se inscrever no Encontro Formativo com Juventudes e Coletivos, que acontece no próximo dia 19, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Campus Vila Velha. A qualificação é gratuita.

A formação acontece presencialmente, a partir das 14 horas, no auditório do Ifes. Os(as) interessados(as) podem fazer a inscrição aqui até o dia do evento. O encontro é aberto ao público interessado, incluindo jovens dos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) do Governo do Estado e coletivos parceiros.

A professora do Ifes Vila Velha, Fabiana Kauark, que coordena a formação, destacou que o objetivo do evento é fortalecer a ação dos coletivos de jovens e da economia criativa local, fruto das suas ações.

“Vamos compartilhar experiências sobre o que são coletivos, como são formados, por meio do diálogo com coletivos e agentes culturais que já atuam em Vila Velha, com os CRJs Terra Vermelha e São Torquato”, explicou Fabiana Kauark.

Parceria

A formação é fruto da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (Sedh), e do Ifes, que foi firmada em março deste ano. Essa parceria integra o projeto “Metodologia de Redes de Economia Criativa de Base Comunitária”, que prevê o acompanhamento de professores e alunos da instituição na implementação ou execução dos 14 Laboratórios de Potencialidades Capixabas (Lab Poca), que os são espaços reservados nos CRJs para a implantação de atividades de economia criativa que têm como objetivo dar opções de renda aos jovens, fortalecendo a economia local.

Cada CRJ tem, no mínimo, uma sala e recursos para a implantação do projeto, que também pode contar com parceiros da iniciativa privada. Para participar dos Lab Pocas, basta ser jovem de 15 a 24 anos e ser morador de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Colatina e São Mateus, cidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os CRJ representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente. Saiba mais em:

Site: www.juventudes.es.gov.br.
Instagram: @juventudes_es


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br