Estado Presente: equipe do CRJ São Pedro realiza primeira reunião de trabalho
Começaram os trabalhos de implementação do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro, em Vitória. Na manhã da última sexta-feira (08), aconteceu a primeira reunião da equipe-chave do projeto, na sede do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), que, em parceria com o Governo do Estado, vai fazer a gestão do CRJ.
Comandada pela coordenadora geral do CRJ São Pedro, Sheila Shunck, a reunião foi para a apresentação do plano de trabalho para a equipe-chave, além do primeiro encontro presencial do grupo. A equipe é formada por Nieve Matos, coordenadora de articulação; Antônio Apolinário, educador social; e Guilherme Côgo e Eliasibe Ribeiro, articuladores locais, além de Lena Côgo e Thaís Souto Amorim, representantes da equipe do IBCA.
“Integrar a equipe desde o início da implantação é extremamente importante para o bom andamento do trabalho. Essa primeira reunião foi para apresentarmos todo o contexto de implementação do CRJ São Pedro: objetivos gerais, objetivos específicos, público-alvo, a metodologia e, principalmente, a importância desse projeto para a grande São Pedro”, pontuou a coordenadora do CRJ, Sheila.
A implantação dos CRJs pelo Governo do Estado é a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que vai atender, anualmente, uma média de 64 mil jovens capixabas.
“Esta é mais uma importante entrega do Governo do Estado para as juventudes. Inauguramos duas unidades no ano passado, em Vila Velha e na Serra. Neste ano, já inauguramos o CRJ Cachoeiro de Itapemirim, CRJ Aracruz. Em breve, vamos ter o CRJ São Pedro, em Vitória. No total, vamos ter 14 CRJs em dez cidades para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito para as juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga das juventudes que se concretizou”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo..
CRJ
O CRJ Vitória vai ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. O destaque vai para a oferta de cursos; oficinas para a geração de renda; atividades de esporte, cultura e lazer; acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho; internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.
O CRJ Vitória é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública. Ele é um projeto que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Com informações do IBCA/Galpão
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br