Estado Presente: CRJs serão apresentados em evento internacional na Argentina

20/03/2023 17h41

Por Danielly Campos

 

Na tarde desta terça-feira (21), o sucesso do trabalho dos 14 Centros de Referência da Juventude (CRJs) do Governo do Estado será apresentado a lideranças da área no Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023, em Buenos Aires, Argentina.

Serão 90 minutos de explanação no evento, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O CRJ é o principal projeto, entre mais de 40, de prevenção social do Eixo Social do Programa Estado Presente, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Muito nos orgulha levar esta importante política pública para o Fórum internacional, poder compartilhar nossa experiência, nossos resultados e as metas pelas quais estamos trabalhando diariamente para oferecer aos jovens capixabas oportunidades e acesso a serviços e conhecimento”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A palestra será proferida pela secretária, junto com a assessora especial Raiana Rangel e a gerente de Juventude, Fabricia Barbosa.

 

CRJs

Nos últimos dois anos, o Governo do Estado inaugurou 14 CRJs nas áreas de maior vulnerabilidade social, em dez cidades atendidas pelo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus). Mais de 16 mil jovens de 15 a 24 anos foram atendidos e realizaram cursos, oficinas de geração de renda, empréstimos de equipamentos, uso de salas de computador para trabalho ou estudo, entre diversos serviços oferecidos.

 

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os Centros de Referência das Juventudes representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente. Com capacidade para atender a mais de 65 mil jovens por ano, os CRJs são espaços de integração e potencialização das juventudes.

“Esta é mais uma importante entrega do Governo do Estado para as juventudes. Já inauguramos todos os 14 CRJs que planejamos. Eles estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Esses equipamentos são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga das juventudes que se concretizou”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O Governo do Estado inaugurou o primeiro CRJ do Estado em Terra Vermelha, em Vila Velha, em setembro de 2021. Em dezembro de 2021, inaugurou o CRJ Feu Rosa, na Serra. Em março de 2022, foi inaugurado o CRJ Cachoeiro de Itapemirim, em Rubem Braga. Já em abril, foram inaugurados os CRJs Aracruz, no Centro do município, e São Mateus, no bairro Ayrton Senna, além de Guarapari, no bairro Kubischek.

Em junho de 2022, foram inaugurados os CRJs Linhares, Colatina, Novo Horizonte (Serra). Já em julho, foi a vez dos CRJs Território do Bem, São Pedro (ambos em Vitória) e Cariacica começarem os trabalhos. Em agosto, foi a vez do CRJ Flexal dar início ao trabalho em sua sede, localizada em Flexal II. O último CRJ inaugurado foi o São Torquato, em setembro de 2022.


Saiba mais em www.juventudes.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br