Estado Presente: CRJs sediam Conferências Municipais de Juventudes em Aracruz e São Mateus

28/09/2023 15h07

Os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) Aracruz e São Mateus sediam as Conferências Municipais de Juventudes, nesta semana. Eles devem receber jovens para debater a garantia de direitos e fazer a eleição de delegados para a 4ª Conferência Estadual das Juventudes, que acontece no próximo mês de outubro deste ano.

Com o tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, a IV Conferência Municipal de Juventudes de Aracruz vai acontecer nesta sexta-feira (29), a partir das 13h. O evento é aberto para os jovens de 15 a 29 anos da cidade.

Em São Mateus, o CRJ recebe a 2ª edição do evento, neste sábado (30), das 13h às 18h. Entrada gratuita. O objetivo é realizar uma consulta pública para lutar pelas pautas das juventudes.

A realização das Conferências Municipais de Juventudes nos CRJs aponta que os jovens já se apropriaram dos CRJs como espaços de garantia de direitos.  Nesses eventos, delegados serão escolhidos para representar suas cidades na 4ª Conferência Estadual da Juventude do Espírito Santo – Wanderson Crisander, que será realizada entre os dias 27 a 29 de outubro.

“As conferências são oportunidade de diálogo, de escuta e formulação de propostas de ações que atendam às demandas desta importante parcela da sociedade”, destaca a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Como funciona

Na etapa municipal, são eleitos delegados que vão representar aquele grupo na etapa estadual. O mesmo acontece na etapa estadual, que elege delegados para a Conferência Nacional, que acontece entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília. O Espírito Santo vai levar uma delegação de 22 jovens.

Geralmente, as conferências nacionais são organizadas segundo alguns eixos temáticos relacionados com o tema geral do evento (as etapas estaduais e municipais seguem a mesma linha de discussão).

Para saber mais sobre as regras e documentos da 4ª Conferência Estadual da Juventude do Espírito Santo – Wanderson Crisander, clique aqui.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.

O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Saiba mais em juventudes.es.gov.br.

(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br