Estado Presente: CRJs são apresentados a UNFPA e a Secretaria Nacional de Juventude

20/03/2023 17h37

Por Danielly Campos

 

O principal projeto de prevenção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ), foi apresentado aos gestores do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o organismo das Nações Unidas (ONU) responsável por questões populacionais, e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), em Brasília.

O objetivo das agendas foi apresentar as políticas públicas voltadas para os jovens, população que requer proteção do Estado. A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; e o subsecretário de Estado de Políticas para as Juventudes, Jiberlandio Miranda, se reuniram com a representante auxiliar da UNFPA, Junia Quiroga.

“Foi muito produtivo apresentar os projetos, abrindo caminhos para parcerias futuras”, avaliou Jiberlandio. UNFPA tem uma linha de trabalho no Brasil voltada para as juventudes.

Já na Secretaria Nacional, o encontro foi com o secretário Ronald Luiz Santos, conhecido como Sorriso. Segundo Jiberlandio, ele ficou impressionado com o trabalho com as juventudes no Espírito Santo, manifestando o desejo de conhecer de perto os CRJs.

 

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os Centros de Referência das Juventudes representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente. Com capacidade para atender a mais de 65 mil jovens por ano, os CRJs são espaços de integração e potencialização das juventudes.

“Esta é mais uma importante entrega do Governo do Estado para as juventudes. Já inauguramos todos os 14 CRJs que planejamos. Eles estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Esses equipamentos são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga das juventudes que se concretizou”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O Governo do Estado inaugurou o primeiro CRJ do Estado em Terra Vermelha, em Vila Velha, em setembro de 2021. Em dezembro de 2021, inaugurou o CRJ Feu Rosa, na Serra. Em março de 2022, foi inaugurado o CRJ Cachoeiro de Itapemirim, em Rubem Braga. Já em abril, foram inaugurados os CRJs Aracruz, no Centro do município, e São Mateus, no bairro Ayrton Senna, além de Guarapari, no bairro Kubischek.

Em junho de 2022, foram inaugurados os CRJs Linhares, Colatina, Novo Horizonte (Serra). Já em julho, foi a vez dos CRJs Território do Bem, São Pedro (ambos em Vitória) e Cariacica começarem os trabalhos. Em agosto, foi a vez do CRJ Flexal dar início ao trabalho em sua sede, localizada em Flexal II. O último CRJ inaugurado foi o São Torquato, em setembro de 2022.


Saiba mais em www.juventudes.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br