Estado Presente: CRJs levam jovens de Guarapari e Vitória para passeio em Belo Horizonte e Inhotim

01/06/2023 16h51 - Atualizado em 01/06/2023 19h28

Jovens atendidos nos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) São Pedro, em Vitória, e Guarapari, localizado no bairroKubistchek, fizeram uma viagem que transformou suas vidas. Os CRJ levaram, na última sexta-feira (26), cerca de 40 pessoas para um passeio nas cidades de Belo Horizonte e Inhotim, no último final de semana.

Na Capital mineira, eles conheceram o CRJ BH e almoçaram no quilombo Souza, onde puderam ter uma vivência desse lugar. Também visitaram o Centro de Arte Popular e o Mercado Novo, no último sábado (27).

Já no domingo (28), o grupo conheceu o Instituto Inhotim, uma famosa galeria de arte contemporânea. Tudo de graça. Confira o que os jovens acharam do passeio.

Jamilly dos Santos

“Tive experiências incríveis, que tenho certeza que vou lembrar para sempre e isso não é da boca pra fora. Foi tudo perfeito. Tudo programado de forma única e inesquecível. As exposições e museus foram lindos, me emocionaram e me arrepiaram do começo ao fim. Conversei com colegas que fiz na viagem e todos sentiram o mesmo. Se não fosse o CRJ e toda a equipe que atuou nisso, não sei quando jovens como nós conseguiríamos chegar onde chegamos e ter acesso a algo lindo e incrível como foi.Um dos quadros que mexeu muito comigo foi o do jovem com a camisa amarrada no rosto, mas por cima disso tinha uma ‘beca’ de formatura, e o jovem era negro. A imagem falava por si só muita coisa”, disse.

Gustavo Santos Pereira

“A obra que mais chamou a minha atenção e toda vez que eu toco nesse assunto me vejo aos prantos, é a obra de uma mão de um (a) jovem negro (a) de periferia, e essa imagem trás em si a bandeira do Brasil, o que traz uma triste reflexão, de que o Brasil é um dos países que mais matam e exterminam jovens negros e negras, por motivos banais, por um preconceito. Um racismo que vem nos matando e nos consumindo, por uma homofobia que é totalmente doentia onde simplesmente eu não posso viver, nem ser aceito pelo simples fato de escolher a minha orientação sexual.É necessário nos fortalecemos para acabar com o extermínio de jovens negros, mulheres negras de preferia, das favelas e vielas. Já passou da hora de irmos pras ruas e gritar, mostrar que a nossa juventude negra precisa ser ouvida, que não é com ódio nem falta de respeito que vamos ser alguém na vida, que não é matando uns aos outros com nossas palavras e falas racistas e homofóbicas, mas sim com o amor e o respeito entre toda forma de amor, expressão e raças”, comentou.

Luciano do Santos

“Eu não acreditei quando fui chamado para a viagem, afinal é interestadual e de fato muitas pessoas nunca terem visitado e nem sequer pensado em visitar Minas Gerais, que foi um estado marcante pra mim, devido à minha família ser dessa região. E estar lá pelo CRJ, com amizades que me acolheram e me receberam de forma educada e gentil,em que me senti confortável em expressar sentimentos e emoções durante conversas, poesias e até mesmo observando as artes no museu.Reparei que nosso estado ainda precisa de mais espaço aberto para nossa cultura, após ver o Mercado Novo com grafites, rampas de skate e até mesmo espaço para dançar break.Amei toda a viagem, obrigado a todos os funcionários do CRJ São Pedro por ser tão especial para os jovens e fazerem esses eventos marcantes em nossas vidas!”, falou.

Willian Nascimento

“Só tenho a agradecer a Deus e a vocês do CRJ por nos proporcionar esse momento que ficou marcado em nossas vidas,por cada momento junto, cada risada, cada aprendizado, para mim será inesquecível no meu coração. Por cada um que esteve lá e a todos do CRJ eu agradeço pelo fundo do meu coração pelo que vocês fizeram e ainda fazem por nós. Vocês se importam com a gente. Pra mim, vocês são como pais que não tivemos, isso tudo que eu disse é tão gratificante pra mim, pela minha história de vida, que quase todos de vocês sabem e até já me viram dormir em frente ao CRJ. Obrigado CRJ, eu amo vocês, do fundo do meu coração!”, disse.

Lívia Schneider

“Nunca imaginei que um dia eu teria uma oportunidade como essa, desde que conheci o CRJ minha vida mudou. Minha alegria começou a renascer. Não tenho dúvidas de que foi o Senhor que resolveu me apresentar um lugar, um espaço, uma equipe e um povo tão maravilhoso. Só tenho que agradecer a Deus pelo trabalho que Ele fez, pelo que vocês fazem, por quem vocês são incríveis! Sobre BH foi tudo. Inhotim é um dos lugares mais lindos que eu já visitei, desde a natureza, até as obras e tudo que representa. Amei onde ficamos, todos lugares que visitamos e, principalmente, poder conhecer melhor alguns. Obrigada por tudo CRJ!”, destacou.

Passeios

Para participar dos passeios, basta frequentar os CRJs. Há 14 unidades em dez cidades atendidas pelo Programa Estado Presente. Confira os endereços e as informações sobre funcionamento em www.juventudes.es.gov.br.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br