Estado Presente: CRJs Aracruz e Território do Bem fazem reunião com Grupos Gestores Locais

26/05/2022 16h52

Por Danielly Campos

 

As equipes dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) Aracruz e Território do Bem realizaram Reunião do Grupo Gestor Local. O Grupo Gestor Local é um grupo de pessoas dispostas a contribuir com os trabalhos do Centro de Referência das Juventudes, que contribui para a definição dos temas das oficinas, das atividades e agenda do CRJ, além da participação da definição dos critérios para locação de salas e equipamentos, do horário de uso, entre outros assuntos.

A reunião do Grupo Gestor Local do CRJ Aracruz aconteceu, nessa quarta-feira (25). Ela contou com a presença de representantes das juventudes dos cinco territórios prioritários do Programa Estado Presente em Defesa da Vida no município, incluindo as juventudes indígenas e LGBTQIA+, além de lideranças escolares, comunitárias, institucionais, de projetos e coletivos.

No encontro, eles conheceram a metodologia do CRJ e o trabalho em rede desenvolvido. Cada representante do grupo gestor apresentou o cenário de seus territórios e demanda das juventudes.

De acordo com a coordenadora de Articulação do CRJ Aracruz, Ana Shirley, a reunião foi de extrema importância para o estreitamento de vínculos com as comunidades gerando estratégias de ações de mobilização dentro de cada uma delas.

Já a reunião do Comitê Gestor Local do CRJ Território do Bem aconteceu no último dia 17, na Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, em Vitória. Lideranças comunitárias e coletivos de juventudes participaram da reunião de apresentação dos trabalhos do CRJ na região do Bairro da Penha.

 

Parceria

A implantação do CRJ é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organizações da Sociedade Civil (OSC), definidas após ampla seleção pública.

Em Aracruz, o Governo do Estado atua em parceria com a Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte. Já, no Território do Bem, a execução dessa política pública acontece junto com o Ateliê de Ideias.

 

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os CRJs integram esse programa e serão implantados em dez municípios atendidos pelo Estado Presente. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br