Estado Presente: CRJ São Mateus será inaugurado nesta quinta-feira (14)

13/04/2022 14h24 - Atualizado em 13/04/2022 14h27

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugura, nesta quinta-feira (14), o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Mateus. O equipamento está localizado no bairro Ayrton Senna e a inauguração acontece a partir das 11 horas. Durante a solenidade, haverá apresentação cultural e visita ao local onde vai funcionar o Centro.

O CRJ São Mateus é um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos fazerem gratuitamente cursos, oficinas para geração de renda. Conta também com espaços para trabalhos coletivos ou estudo, além de laboratório criativo. O CRJ ofertará auxílio-transporte, passeios, entre outros.

O CRJ São Mateus está localizado na Avenida Gileno Santos, 495, no bairro Ayrton Senna. O imóvel, cedido pela Mitra Arquidiocesana de São Mateus, tem dois pavimentos, com salas multiuso, espaços de dança, laboratório temático de informática e refeitório. Além disso, contará com equipe multidisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social.

A implantação dos CRJs pelo Governo do Estado é a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que vai atender anualmente uma média de 64 mil jovens capixabas.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou que o CRJ São Mateus é o 5º a ser inaugurado pelo Governo do Estado. Os primeiros estão em Terra Vermelha, Vila Velha; Feu Rosa, Serra; Cachoeiro de Itapemirim; e Aracruz.

“Esta é mais uma importante entrega do Governo do Estado para as juventudes, pois é uma reivindicação antiga que se concretizou. Os CRJs representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo e serão 14 no total, nas dez cidades onde ocorrem as ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida”, afirmou a secretária.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ de Aracruz é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituição Abequar, definida após ampla seleção pública.

“Nossa alegria é grande em poder executar uma política pública que tem uma metodologia interessante e inovadora, que tem tudo a ver com a nossa realidade estatutária. A Rede Salesiana Brasil tem uma felicidade muito grande em poder contribuir principalmente com as juventudes de São Mateus, um município que apresenta uma cultura muito forte e uma juventude muito expressiva. A nossa alegria está em poder provocar impacto e permanência do serviço junto com a política pública, o Poder Executivo Municipal e o Governo do Estado”, disse o membro do conselho curador do Instituto Abequar, que integra a Rede Salesiana Brasil de Ação Social, Claiton Haroldo Monte.

O CRJ São Mateus, que tem apoio da Prefeitura Municipal, será um espaço acolhedor para as juventudes da região e valorizando ainda a arte local: as paredes vão contar com o grafitti do artista Vinícius Graffit.

Estado Presente em Defesa da Vida

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Serão 14 CRJs implantados em dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

Serviço:

Inauguração do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Mateus

Quando: 14/04 (quinta-feira), a partir das 11h.

Local: Avenida Gileno Santos, 495 - bairro Ayrton Senna, São Mateus.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos