Estado Presente: CRJ Guarapari realiza oficinas lúdicas de educação ambiental

02/12/2022 12h29 - Atualizado em 02/12/2022 12h30





O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari recebeu, em novembro, o projeto Somos do Mar, que realizou com as juventudes as oficinas “A vida secreta dos objetos”, e uma cartografia social, ambiental e afetiva com a participação de 20 jovens atendidos pelo CRJ.

As oficinas foram realizadas de forma leve e lúdica, alternando conhecimentos teóricos e práticos sobre o meio ambiente. A oficina também reavivou memórias e conhecimentos sobre Guarapari e, principalmente, sobre o bairro Kubitschek, onde o CRJ está inserido e a maioria dos jovens atendidos vive. Também foi abordada a importância do mangue para o território e da sua preservação para a vida marinha e para as pessoas que moram no entorno.  

O Somos do Mar é um projeto de educação ambiental itinerante em uma jornada pela costa brasileira, a bordo da "Jandira", um carro-casa que tem em si várias soluções ambientais, como o banheiro seco projetado para não deixar dejetos e resíduos por onde passa. O projeto une arte e ciência com o objetivo de disseminar a cultura oceânica e combater o lixo no mar. O Somos do Mar é organizado pelo casal Diulie Tavares - Engenheira Ambiental e multi-artista e Rafael Langella, Oceanógrafo e artista circense.

CRJ Guarapari

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari, localizado no bairro Kubitschek, foi o sexto CRJ que o Governo do Estado inaugurou com o objetivo de oferecer serviços públicos gratuitos às juventudes capixabas.

Desde 25 de abril de 2022, o CRJ Guarapari passou a ofertar gratuitamente em sua sede cursos, oficinas para geração de renda, espaços para trabalhos coletivos ou estudo, sala de informática, sala de leitura, além de laboratório criativo.

O CRJ Guarapari foi implantado, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública.

 

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implantados 14 Centros de Referência das Juventudes em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

Texto: Karen Dias, Carissa Vassoler e Danielly Campos.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br