Estado Presente: CRJ Feu Rosa comemora dois anos de funcionamento com plantio de ipê amarelo

05/12/2023 17h47 - Atualizado em 05/12/2023 17h48

Por Danielly Campos

 

Em uma festa animada com direito a bolo e parabéns, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa, na Serra, comemorou dois anos de funcionamento nesta segunda-feira (04). Os jovens atendidos plantaram um ipê amarelo no jardim do CRJ. A árvore simboliza força, vitalidade e resiliência.

O CRJ Feu Rosa foi o segundo CRJ dos 14 inaugurados pelo Governo do Estado. Neste ano, só até novembro, foram 5.574 atendimentos às juventudes serranas. Durante a festa, que foi bem emocionante, aconteceu leitura de poesias, distribuição de mudas de girassóis e de doces, entre outros.

Para a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, o impacto social é positivo da implantação dos CRJs. “Isso é fruto do trabalho integrado de toda a equipe da SEDH e do CRJ. Eles representam o maior investimento já feito nas juventudes capixabas em todo Espírito Santo”, ressaltou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo

“Dois anos de CRJ Feu Rosa representam a consolidação de lutas de pessoas que vieram muito antes da gente, permitindo que hoje fosse possível reescrever histórias e vislumbrar novos sonhos. A Adesjovem tem trabalhado com uma metodologia pautada no desenvolvimento de base comunitária, e que compreenda as juventudes enquanto sujeitos de direitos universais, geracionais e singulares. O sucesso do nosso trabalho é fruto do comprometimento de uma equipe de 20 profissionais, que de fato vivem e constroem a política de juventudes através do CRJ”, enfatizou o presidente da Adesjovem, instituição parceira na execução dessa política pública, Gabriel Roccon. 

 

CRJ Feu Rosa



O CRJ Feu Rosa oferta uma série de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. O destaque vai para a oferta de cursos; oficinas para a geração de renda; atividades de esporte, cultura e lazer; acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho; internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.

O CRJ Feu Rosa é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Adesjovem, definida após ampla seleção pública. O equipamento é um projeto que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.


Estado Presente

 

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em www.juventudes.es.gov.br.

 

 

CRJ Feu Rosa em números

Participações em Oficinas: 2.322

Eventos:  681

Planejamento de vida:  45

Planejamento de carreira: 43

Formação em Direitos Humanos:  1.875

Passeios: 583

 Laboratório de Potencialidades Capixabas (Labpoca):  25

 

Site: www.juventudes.es.gov.br.
Instagram: @juventudes_es

 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br