Estado Presente: CRJ é apresentado à equipe da Suzano

09/06/2022 12h39

Por Danielly Campos

O Projeto do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, foi tema de uma reunião com representantes da Suzano Papel e Celulose, na tarde da última quinta-feira (02), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

A reunião foi conduzida pela subsecretária de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Raiana Rangel. A gerente de Políticas da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, também participou da reunião para falar das ações da gerência em quilombolas, incluindo o Projeto ABC das Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

“Os CRJs são espaços em que estamos potencializando as juventudes. Nos primeiros CRJs implantados, em Terra Vermelha e em Feu Rosa, a meta era atender 300 jovens por mês. Hoje, sabemos que o atendimento chega a 2 mil. Estamos à disposição para parcerias, tanto relacionadas aos projetos do CRJs quanto a outras atividades da SEDH”, destacou a subsecretária Raiana Rangel.

Os representantes da Suzano elogiaram as ações. Na última terça-feira (7), eles visitaram o CRJ São Mateus para conhecer o espaço.

CRJ

Os CRJs, principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente, têm como objetivo a integração e potencialização da faixa populacional que mais sofre com os índices de violência. Buscando ampliar a garantia de direitos e oportunidades, o Centro de Referência das Juventudes é um espaço acolhedor destinado aos jovens de 15 a 24 anos, que vão poder fazer cursos, oficinas, usar espaços para trabalhos coletivos, laboratórios, construir planos de trabalho e de vida, ter auxílio transporte, fazer passeios extra território, entre outros. 

Os equipamentos integram uma política pública da Secretaria de Direitos Humanos voltada para as juventudes. Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a SEDH inaugurou seis CRJs: Terra Vermelha, em Vila Velha, Feu Rosa, na Serra; Cachoeiro de Itapemirim, em Rubem Braga; Aracruz, no Centro do município; São Mateus, no bairro Ayrton Senna; e Guarapari, em Kubitschek.

A SEDH trabalha para a entrega de Centro de Referência das Juventudes em Linhares, Colatina, Vitória (Território do Bem e São Pedro), Vila Velha (São Torquato), Serra (Novo Horizonte) e Cariacica (Castelo Branco e Flexal).

A execução do CRJ nas cidades é feita em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que passaram por ampla seleção pública.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.

O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e historicamente mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.
 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br