Estado Presente: CRJ Cachoeiro promove Oficinas de Pipas gratuitas para jovens neste sábado (19)

15/02/2022 13h43

Por Danielly Campos

Os jovens de 15 a 24 anos da Região de Villagio da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, podem se preparar para participar do tradicional Festival de Pipas Conjunto Habitacional Fé e Raça, que acontece no próximo domingo (20). No sábado (19), a equipe do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cachoeiro de Itapemirim vai ensinar gratuitamente os jovens a fazer pipas com recortes de papéis.  

As Oficinas de Pipas terão duas turmas: das 9h às 14h e das 14h às 17h. São 20 vagas para cada turma. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do WhatsApp (28) 99931-7793.

A ação vai acontecer na Rua das Garças, nº 126, no Conjunto Fé e Raça. Os objetivos das oficinas são mobilizar os jovens da região e, durante as atividades, apresentar o projeto do CRJ Cachoeiro de Itapemirim. O equipamento vai ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.

Entre as atividades ofertadas pelo CRJ Cachoeiro de Itapemirim estão a oferta de cursos; oficinas para a geração de renda; atividades de esporte, cultura e lazer; acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho; internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O CRJ Cachoeiro de Itapemirim é fruto de uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) com o Instituto Ellos de Inclusão Social, definido após ampla seleção pública para fazer a gestão do CRJ. 

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, serão implantados 14 Centros de Referência das Juventudes em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br