Estado Presente: CRJ Aracruz será inaugurado nesta quinta-feira (07)

06/04/2022 14h40 - Atualizado em 06/04/2022 14h53

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugura, nesta quinta-feira (07) o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz, o maior em espaço físico entre os três CRJs em funcionamento. O local está localizado no centro da cidade e a inauguração acontece a partir das 9 horas. Nesse espaço, o município ganha um muralismo com arte urbana do artista mineiro Seres.

O CRJ Aracruz é um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos fazerem gratuitamente cursos, oficinas para geração de renda. Conta também com espaços para trabalhos coletivos ou estudo, além de laboratório criativo. O CRJ ofertará auxílio- transporte, passeios, entre outros.

O CRJ Aracruz está na Rua Quintino Loureiro, n.º 234, no Centro. O imóvel, cedido pela Prefeitura de Aracruz, tem três pavimentos, com salas multiuso, de dança, espaços de convivência, laboratório de informática, espaço para a prática de esportes e teatro anexo, com capacidade para atender 300 pessoas.

Durante a solenidade, que contará com a presença de diversas autoridades, haverá apresentação de um coral com indígenas guaranis; de capoeira com o mestre Geraldo Mascara;  de poesia e de um DJ.

A implantação dos CRJs pelo Governo do Estado é a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que irá atender anualmente uma média de 64 mil jovens capixabas.

“Esta é mais uma importante entrega do Governo do Estado para as juventudes. Inauguramos duas unidades no ano passado, em Vila Velha e na Serra. O CRJ Cachoeiro de Itapemirim foi o terceiro, no último mês. Agora, fazemos esta importante entrega, em Aracruz. No total, vamos ter 14 CRJs em dez cidades para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga das juventudes que se concretizou”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ de Aracruz é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, definida após ampla seleção pública.

“Preparamos, com muito carinho, este espaço para acolher as juventudes de Aracruz. A equipe do CRJ Aracruz já está fazendo diversas mobilizações e reuniões para divulgar o projeto”, afirmou a presidente da Organização da Sociedade Civil (OSC) Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, Polliany Siqueira Silva Santos.

Muralismo

Junto com o CRJ, Aracruz ganha o primeiro muralismo da cidade com 10 metros de altura por 8 metros de largura, elaborado pelo premiado artista mineiro Davidson Gonzalez do Nascimento, conhecido também como Seres. Ele e a sua equipe trabalharam, por cerca de 15 dias, para a elaboração dessa obra de arte na parede do CRJ.

No muralismo, Seres retrata a juventude aracruzense no rosto de uma indígena, um homem negro e uma adolescente com fone de ouvido. Outros elementos da cultura jovem estão presentes na arte, como tênis, skate e fone de ouvido.

“Fui convidado para fazer este trabalho pelo Governo do Estado e Associação eAmigos da Justiça. Os traços, que todo mundo imagina serem linhas que perpassam o desenho, na verdade, são caminhos, são trajetos. Foram pensados nesse sentido”, explicou Seres.

Seres começou sua carreira no final dos anos 1990 e desenvolve um trabalho dentro do gênero urbano contemporâneo, utilizando uma variedade de técnicas, entre elas, o grafismo urbano. A proposta de arte pretende gerar reflexão, articulando a força emocional da imagem como forma de mediação de conflitos sociais e urbanos.

Entre seus prêmios, estão 1º Lugar no XIV Concurso de Frases e Desenhos: Categoria Grafitismo, em 2012; Prêmio Funarte de Arte Negra e Prêmio Funarte Respirarte. Ele participou de diversas exposições e feiras internacionais.

Estado Presente em Defesa da Vida

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Serão 14 CRJs implantados em dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

Serviço:

Inauguração do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz

Quando: 07/04 (quinta-feira), a partir das 9h.

Local: Rua Quintino Loureiro, 234 – Centro, Aracruz

comunicacao.bid@sedh.es.gov.br