Estado Presente: confira a agenda dos projetos em andamento do Edital JuventudES

30/05/2023 13h03





As ações contempladas pelo Edital do Projeto JuventudES seguem sendo executadas nos dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São 120 propostas idealizadas e desenvolvidas por jovens e/ ou coletivos que receberam recursos financeiros para colocar suas ideias em prática.

As propostas abordam questões que atravessam o cotidiano dos proponentes e de vários jovens que estão no entorno dessa galera, com foco na economia criativa, no empreendedorismo, literatura, raça, gênero, sexualidade, entre outros temas.

 

“O investimento em todo o Projeto JuventudES é de R$ 2,2 milhões. Este é um projeto que valoriza o jovem como protagonista nas comunidades, mudando realidades e transformando vidas, nas cidades que mais precisam. São projetos que levam lazer, cultura e fomentam a economia criativa. O Governo do Estado faz o maior investimento nas juventudes da história e vem construindo políticas públicas para as juventudes”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O Projeto JuventudES é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

“É muito gratificante acompanhar um recorte do talento dos jovens capixabas, a partir da execução dos projetos selecionados pelo Projeto Juventudes. São ações que confirmam o olhar atento das juventudes do Espírito Santo, com projetos que estimulam a democratização dos saberes e o fomento das potencialidades desses jovens. Para nós, do Instituto Brasil de Cultura e Arte, é uma honra estar em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e viabilizar uma política pública tão potente e transformadora”, afirmou a produtora-executiva do IBCA, Larissa Delbone, que gerencia o JuventudES.

 

Agenda

 

Até o mês de julho, todas as ações do Projeto JuventudES serão executadas. São eventos culturais, formações, projetos voltados para a sustentabilidade, saúde e muito mais. Confira as atividades por cidade:

 

Linhares


“Primeiro Passo” 

Início 25 de maio – 1º Lançamento

 

Como sugere o nome, o projeto Primeiro Passo vai gerar oportunidades para novos talentos no ramo da música iniciarem sua carreira artística gratuitamente. Tendo como base um Home Studio, os jovens que sonham em ser artistas terão a chance de ouvir a própria voz numa música, fazer parte de um videoclipe autoral, ou apenas ter a vivência dentro de um estúdio, criado para o projeto. Entre os meses de maio e julho, serão lançadas três músicas e videoclipes. São eles: Josué (25/ 05); Laiza (22/06); PR Lins MC (06/ 07). 


“Diálogos de Paris”

30 de maio até 12 de julho 

Aprender uma nova língua, e o melhor, de graça! Essa é a proposta do projeto “Diálogos de Paris”, que tem início no dia 31 de maio, e que irá oferecer noções básicas aos jovens cadastrados no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Linhares, em Araçá. As aulas serão divididas em quatro módulos de aulas práticas (conversação) e teóricas (verbos e alfabeto). A aprendizagem de uma nova língua pode beneficiar jovens que já estão no mercado de trabalho e desejam aprimorar o currículo. 

Cariacica 

“Artejovem”

Inscrições: a partir de 26 de maio 

Início das aulas: 01 de junho 

O projeto “Artejovem” vai oferecer uma oficina de dança criativa voltada para a conscientização acerca das temáticas de diversidade, inclusão e acessibilidade. As aulas começam no dia 1º de junho, no CRJ Cariacica, em Castelo Branco, e os ensaios serão às quintas-feiras, às 18h30. As oficinas serão ministradas por Samara Caetano, bailarina e professora de dança desde 2019, em creches e escolas, e também idealizadora do projeto. As inscrições estarão abertas entre os dias 26 de maio e 1º de junho, e podem ser feitas via instagram (@sam_caetano) ou via whatsapp (27) 996932956



“Batalha do Garcia” 

De 27 de maio a 15 de julho

A “Batalha do Garcia” é um projeto cultural que resgata a memória do jovem rapper Garcia Gam, que morreu em 2011, aos 28 anos, de infarto, por meio das rimas sobre o ser negro, jovem e morador de favela, no bairro Padre Gabriel, em Cariacica. A ideia é mostrar a potencialidade do rap como forma de questionar as estruturas e promover a cultura. As batalhas de rima do conhecimento, com o tema “Abolição da escravidão”, vão começar no dia 27 de maio, na Praça de Padre Gabriel. 


Fique atento à programação, que acontece sempre às 19 horas: 

27/05 - Tema: “Abolição da escravidão” – Praça de Padre Gabriel 

10/06 - Baixada

17/06 - Casinhas

01/07 - Morro do Silêncio 

15/07 - Evento Final - Sábado - Praça de Padre Gabriel

 

Vitória

 

“(RE) conectARATU”

De 26 de maio – 01 de julho 

O projeto “(RE)conectARATU: design popular”, organizado pelo coletivo Mangueoteca, vai fortalecer o interesse da comunidade nas novas tecnologias da informação e da comunicação, além de ampliar o conhecimento e acesso a essas ferramentas. O objetivo é promover e potencializar as produções e serviços locais, tanto relacionados ao comércio quanto à cultura. As oficinas de audiovisual, ferramentas digitais e mídias sociais serão realizadas dos dias 26 de maio ao dia 1º de junho, na Mangueoteca, no bairro Maria Ortiz, em Vitória. As inscrições estão abertas neste link bit.ly/oficinasdesignpopular

“Horta Criativa: horta urbana e ação social”

27 de maio - mensal

O projeto “Horta Criativa: Horta Urbana e Ação Social", do Coletivo Zacimba Educa, vai implementar uma unidade demonstrativa de agricultura urbana, além de promover capacitações, rodas de conversa e oficinas gratuitas. Um dos objetivos é a produção e cultivo de alimentos saudáveis e plantas medicinais para as famílias envolvidas na ação. As oficinas acontecerão nos bairros Conquista e São Pedro. A oficina terá início no dia 27 de maio e as inscrições podem ser feitas via WhatsApp (27) 99634-4875. 

 

Serra 

 

“Graffiti na área”

De 26 de maio - 18 de junho

O projeto “Graffiti na área” surgiu de um sonho dos jovens de Novo Horizonte, na Serra: a partir das oficinas de graffiti ofertadas no CRJ do bairro, havia o desejo de realizar um mural que representasse, por meio da arte, as cenas do cotidiano de seu território. E depois do Edital JuventudES isso vai acontecer! O mural será pintado pelos alunos da CEEFMTI Dr. Getunildo Pimentel, no muro da instituição, no dia 17 de junho. No último dia 26, aconteceu uma roda de conversa. Na sequência, também vai rolar imersão sobre territorialidades para a criação do croqui da pintura, além de uma convocatória para que jovens do território possam participar da pintura do mural.

Aracruz 

“Reflorestando Raízes e Vivências do Povo Tupinikim”

De 27 de maio até 15 de julho (aos sábados)

O projeto “Reflorestando Raízes e Vivências do Povo Tupinikim”, do coletivo PysasuPak, vai fortalecer a cultura e a história do povo Tupinikim. A juventude indígena vai ter aulas sobre a arte de preparar a terra, semear, cuidar, colher e usufruir dos benefícios dela. Vai ser criado um pomar de jenipapo, que poderá ser utilizado por toda a comunidade. As atividades acontecerão na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz.

 

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

 

Texto: Léo Vais/Galpão/IBCA

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br