Estado Presente: 2ª edição da Bendita Feira do CRJ Território do Bem acontece na Assembleia Legislativa na próxima semana

07/06/2023 17h16

A 2ª edição da Bendita Feira vai acontecer nas próximas terça-feira (13), quarta-feira (14) e quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na Enseada do Suá, em Vitória, das 10h às 18h. A feira é o Laboratório de Potencialidade Capixaba (Labpoca) do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Território do Bem, localizado em Vitória.

Serão onze jovens de 15 a 29 anos do Território do Bem que vão expor seus produtos, sendo seis na área da gastronomia (doces, salgados e panificação), quatro de moda e acessórios e uma de prestação de serviço em fotografia.

Essa será a primeira vez que a Bendita Feira acontece durante a semana e em três dias consecutivos, já que as duas primeiras edições aconteceram aos sábados. A expectativa é de que essa experiência desafiadora gere bastante aprendizado às expositoras em diferentes frentes: no atendimento direto para um público diversificado e na gestão de produção e estoque.

“Quando falamos de uma feira de três dias, isso implica diretamente na produção e todas as expositoras são pequenas produtoras. Então, estamos orientando sobre o planejamento e a quantidade de produtos que serão produzidos para uma sequência de dias de venda direta, que será uma experiencia nova para elas”, explicou a coordenadora de Articulação do CRJ Território do Bem, Sheila Nogueira.

Para esta edição, a expectativa é de que a Bendita Feira atinja um público bem diversificado. “Estamos preparando as expositoras para atender as pessoas que trabalham na Ales, além de frequentadores e convidados de todas as faixas etárias. É uma entrada junto a um segmento de consumidores que traz bastante novidades e desafios, mas também abre possibilidade de abertura de novos perfis de clientes”, destacou Sheila Nogueira.

A primeira edição da Bendita Feira aconteceu em maio deste ano, no Tríplex Vermelho, na Praça Costa Pereira, em Vitória.

Por trás da Feira e das apresentações dos jovens

O CRJ Território do Bem preparou um espaço no equipamento para atender e prestar consultoria aos jovens participantes dos Laboratórios de Potencialidades Capixabas – LabPocas do CRJ Território do Bem, Bendita Feira e Reverso Agência de Talentos.

Numa dinâmica de Colab, as juventudes podem usar computadores, fazer reuniões de trabalho, estudar e receber as consultorias de profissionais contratados para responder demandas de desenvolvimento de produtos e gestão dos negócios.

Paralelo à organização e à realização da Bendita Feira, o CRJ oferta para as(os) expositoras(es) do segmento da moda e acessório consultorias para a melhoria e a criação de produtos, com a artesã autoral Ana Baltaz. Essa dinâmica já foi realizada com as expositoras da área de gastronomia, que vão lançar na Feira da Ales novos produtos resultantes das consultorias.

Pensando na gestão dos pequenos negócios das juventudes dos LabPocas, o CRJ oferece, nos dias 21 e 23 de junho, uma consultoria em Gestão Financeira, com o contador Fabiano Silveira, respondendo às demandas contábeis, com regularização ou formalização de CNPJ que possibilite a emissão de Notas Fiscais, e administrativas, com orientações sobre a organização das despesas e receitas dos empreendimentos.

Além disso, os participantes da Reverso Agência de Talentos estão se especializando no mercado artístico capixaba, participando de formações especificas sobre música, dança e teatro, voltadas somente para o público atendido pela agência.

Estado Presente

O CRJ Território do Bem e os projetos da Bendita Feira e Reverso Agência de Talentos são política pública do Governo do Estado para as juventudes. Eles integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O equipamento é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em juventudes.es.gov.br.

O CRJ Território do Bem é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ateliê de Ideias, definida após ampla seleção pública.

Texto: Danielly Campos e Geisiane Texeira.

comunicacao.bid@sedh.es.gov.br