Espírito Santo sedia encerramento da Caravana do Plano Juventude Negra Viva
O Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria Nacional de Juventude, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), encerram esta semana no Espírito Santo a Caravana do Plano Juventude Negra Viva. A 27ª Caravana do Plano Juventude Negra Viva acontece nestas quinta-feira (14) e sexta-feira (15), em Vitória. A abertura oficial será na manhã desta quinta-feira (14), no Palácio Anchieta, em Vitória.
O objetivo é promover a participação social de jovens negros e negras, de organizações da sociedade civil e gestores dos estados e municípios relacionadas à pauta de juventude e igualdade racial, na elaboração do Plano Juventude Negra Viva (PJNV).
“Este será um momento muito importante de escuta e contamos com a participação efetiva de nossa juventude”, destacou o secretário de Estado de Direitos Humanos em exercício, Renan Cadais.
Os encontros acontecem no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, na quinta-feira (14), a partir das 13h30, e, na sexta-feira (15), das 8h30 às 18h. A Caravana integra o conjunto de atividades organizadas pela SEDH, durante a XII Semana de Debate contra o Extermínio de Jovens. Os interessados em participar precisam efetivar a inscrição por meio do link https://bit.ly/caravanajuventudenegraviva.
Caravana Participativa
A Caravana faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interministerial, instituído pelo Decreto presidencial 11.444/2023, que tem como finalidade elaborar uma proposta para o Plano Juventude Negra Viva. Os eixos temáticos abrangem as áreas de segurança pública e acesso à Justiça; geração de trabalho, emprego e renda; educação; democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia; promoção da saúde e garantia do direito à cidade.
Serviço:
Confira a programação:
14 de setembro (quinta-feira)
Abertura: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória, Espírito Santo;
9h às 12h – Abertura da Semana contra o Extermínio das Juventudes e da Caravana Juventude Negra Viva no Espírito Santo;
Almoço;
Plenária: Auditório do Palácio Fonte Grande – Rua Sete de Setembro, 362, Centro, Vitória;
13h30 – Apresentação da metodologia de escuta e início da escuta em plenária para a construção da árvore de problema; Escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no Estado, e problemas relacionados a esta realidade;
16h Intervalo – Intervenção cultural espontânea;
16h15 às 18h: Construção da árvore de problema – Escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no Estado e problemas relacionados a esta realidade.
15 de setembro de 2023 (sexta-feira)
8h30: Café da manhã e intervenção cultural espontânea
9h às 12h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos (Educação; Saúde; Cultura; Trabalho, Emprego e Renda; Valorização do território, direito à cidade e meio ambiente; Ciência e tecnologia; Segurança Pública e acesso à Justiça); Construção da árvore de soluções;
Almoço;
13h30 às 16h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos; Construção da árvore de soluções.
Intervalo – Intervenção cultural espontânea
16h15 às 18h: Validação das contribuições expostas para cada eixo de atuação do PJNV.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414 (27) 99309-4008