Espírito Santo realiza 4ª Conferência Estadual da Juventude em outubro

22/09/2023 10h08 - Atualizado em 03/10/2023 15h09

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com o Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE), realiza, entre os dias 27 a 29 de outubro, a 4ª Conferência Estadual da Juventude do Espírito Santo – Wanderson Crisander. Com o tema “Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, a conferência reunirá representantes de vários municípios do Estado.

No evento, serão definidas as propostas a serem apresentadas na edição nacional e escolhidos os jovens que vão representar o Espírito Santo. A edição nacional acontece entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília, Distrito Federal.

O objetivo da Conferência é realizar uma grande consulta pública com participação da sociedade, buscando a construção de ações coletivas consideradas prioritárias para as juventudes. O Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) deve acompanhar o cumprimento dessas propostas construídas coletivamente nas etapas das conferências municipais.

“As conferências são oportunidade de diálogo, de escuta e formulação de propostas de ações que atendam às demandas desta importante parcela da sociedade”, destaca a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatizando a importância de as cidades mobilizarem sua juventude para participação dos encontros.

Como preparação para a edição estadual, estão acontecendo as etapas municipais onde os jovens e movimentos sociais têm a oportunidade de apresentar suas propostas e onde são definidos quem representará o município na edição estadual. Estão agendados 20 encontros presenciais em cidades capixabas, além de edição virtual com jovens de escolas agrícolas e com pessoas com deficiência e encontros em unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Confira as datas e municípios onde acontecerão as edições municipais:

Cachoeiro de Itapemirim - 22 e 23 de setembro

Dia 10 de outubro - Virtual

Conferência PCD:

17 de outubro – Virtual

Mais informações estão disponíveis no site:

Simone Diniz
(27) 3134-1414 / 99309-4008