CRJs recebem equipamentos multimídia para uso nos Laboratórios de Potencialidades

11/03/2024 10h45

Os 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJ) do Espírito Santo receberam kits multimídias para a produção de conteúdos digitais. O material é parte do programa “Empreendedorismo Criativo nos CRJs”, que tem como objetivo fomentar a geração de renda entre as juventudes atendidas nos CRJs. O valor do projeto é de R$ 2.029.300,00.

 

Os kits contêm equipamentos que vão equipar os Laboratórios de Potencialidades, os LabPocas dos CRJs. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Associação Amigos da Justiça, Suzano e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

 

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressaltou que a parceria possibilita o aprimoramento e a qualificação de nossa juventude. “Este projeto permite que os CRJs tenham equipamentos que complementam as oficinas já realizadas e amplia as possibilidades de capacitação da nossa juventude”.

 

A secretária informou ainda que, por meio deste projeto, os jovens atendidos nos CRJs de São Mateus, Linhares, Aracruz, Novo Horizonte e Feu Rosa, área de abrangência da empresa Suzano, receberam kits Semente, com insumos para que, na sequência da qualificação, eles possam empreender. “São kits com materiais e equipamentos que permitem que aqueles que fizeram, por exemplo, a capacitação em barbearia, em unha em gel, possam dar início as atividades em sua comunidade e gerar renda”, salientou a secretária Nara Borgo.

 

Foram entregues esta semana 14 conjuntos (um para cada CRJ) de equipamentos que vão viabilizar a produção de conteúdos digitais, como computadores, câmeras digitais, recursos de iluminação e cenografia, que equiparão os LABPocas, permitindo a realização de oficinas específicas de produção de conteúdos digitais (podcasts, roteirização, produção de vídeo, fotografia, edição de imagens, redação de textos publicitários e de marketing de conteúdo).

 

LabPocas

 

Os Laboratórios de Potencialidades Capixabas (LabPocas) são espaços reservados nos Centros de Referência da Juventude (CRJs) para a implantação de atividades de economia criativa, com o objetivo de dar opções de geração renda aos jovens, fortalecendo a economia local. Cada CRJ tem, no mínimo, uma sala e recursos para a implantação do projeto, que também pode contar com parceiros da iniciativa privada. Eles podem ser na área de estética, gastronomia, audiovisual, ou outros temas de acordo com a vocação da região.

 

Para participar dos Lab Pocas, basta ser jovem de 15 a 24 anos e ser morador de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Colatina e São Mateus, cidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

 

Cada um dos 14 CRJs do Governo do Estado tem pelo menos um laboratório de economia criativa e pode ser utilizado de forma gratuita. O objetivo desse espaço é gerar renda e fortalecer a vocação econômica local, a partir das juventudes que moram na região.

 

Programa Estado Presente

 

Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

 

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3134-1414 (27) 99309-4008

comunicacao@sedh.es.gov.br