Conselho Estadual da Juventude elege nova diretoria

09/10/2020 11h20
Foto: Arquivo Pessoal
O presidente eleito do Cejuve Wallace Vargas (esquerda) e o vice-presidente Ramon Matheus (direita)

O Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) está com novos membros na Mesa Diretora para o biênio 2020-2022. Foram eleitos como presidente Wallace Vargas e, como vice-presidente, Ramon Matheus, ambos jovens negros à frente deste espaço de formação de políticas públicas. A eleição aconteceu após a posse dos membros do Conselho.

O presidente do Cejuve, Wallace Vargas, que representa o poder público no Conselho, destacou os desafios da nova gestão.

“A nossa gestão tem um desafio muito grande de construir um Plano Estadual de Juventude e organizar uma Conferência Estadual da Juventude, em meio a uma pandemia, o que agrava ainda mais as desigualdades. E o desafio é garantir uma participação democrática da juventude negra, periférica e do interior, que não está participante dentro desses processos democráticos, por diversos motivos. Então nós, enquanto Conselho Estadual, precisamos de alguma forma tornar o Plano e a Conferência ainda mais participativos”, afirmou Wallace Vargas.

O vice-presidente do Conselho, Ramon Matheus, que representa a sociedade civil, falou da importância de ter jovens negros em espaços de liderança da juventude capixaba.

“É necessário refletirmos sobre o processo histórico de exclusão das pessoas negras nos espaços em que as políticas públicas são discutidas e elaboradas. Por isso, é altamente significativo quando duas pessoas negras assumem o comando de um espaço tão importante como o do Conselho Estadual da Juventude. Outros jovens negros já passaram por esse espaço também e foram extremamente importantes na formulação de políticas públicas para a juventude capixaba. Mas, jovens negros na presidência e vice-presidência do Cejuve de maneira simultânea, acredito que é a primeira vez na história desse Conselho”, destacou Ramon Matheus.

Também compõem a Mesa Diretora: Edson Luis de Souza Jacinto Junior, como secretário de Comunicação; Sterlayne Phachineth Santos Rosseto, como secretária de Articulação; e Cristhiany Miranda Macedo, como secretária-geral.

Texto: Maria Alice Costa

Juliana Borges