Conselho Estadual da Juventude elege mesa diretora
A nova gestão do Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE), biênio 2025/2027, elegeu esta semana os integrantes da mesa diretora, que nesta gestão é liderada, pelo poder público, por meio da subsecretaria de Juventudes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). A nova diretoria foi empossada em setembro e é composta por representantes do poder público e da sociedade civil.
Além da definição da mesa diretora, foi ponto de pauta a aprovação da minuta da Política Estadual de Juventude (PEJ). O documento reúne os princípios, objetivos, instrumentos, conselho e diretrizes relativas à implantação do Plano Estadual de Juventude no âmbito do Estado.
Aprovado no Conselho, o documento segue os trâmites administrativos para posteriormente se tornar lei. A proposta destaca a importância dos conselhos municipais e o Estadual, a realização de conferências, mecanismos de avaliação de políticas públicas e inclui os Centros de Referência das Juventudes (CRJ), o Programa Estadual de Qualificação e Empregabilidade das Juventudes (EMPREGAJUV), o Crédito para Juventudes e o SeloJUV como políticas de Estado.
O coordenador de políticas para as juventudes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e presidente do CEJUVE, Ualisson Monteiro Ferreira, destaca a importância da aprovação do anteprojeto. “A aprovação desse anteprojeto pelo Conselho Estadual da Juventude representa um marco importante na consolidação da política de juventude capixaba. Pela primeira vez, os Centros de Referência das Juventudes passam a ser reconhecidos em lei como política de Estado, o que garante continuidade e fortalecimento das ações voltadas às juventudes do nosso estado. É o reconhecimento de que a juventude tem voz, território e projeto. E que o Espírito Santo segue fortalecendo uma agenda para construir políticas públicas baseadas na participação social, na inovação e na defesa dos direitos das juventudes.”
Confira a nova composição do conselho na página do CEJUVE: https://sedh.es.gov.br/conselho-estadual-da-juventude-cejuve
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz