Conselho de Juventude homenageia e reconhece trabalho do CRJ São Mateus

13/06/2022 07h48

Por Danielly Campos

O Conselho Municipal de Juventude de São Mateus reconheceu, por meio de documento oficial, o serviço prestado pelo Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Mateus para os jovens de 15 a 24 anos da região de Ayrton Senna.

Inaugurado no dia 14 de abril de 2022, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Mateus é o primeiro CRJ implantado pelo Governo do Estado na cidade para atender a todas as juventudes, especialmente as da região do bairro Ayrton Senna.

O CRJ São Mateus funciona em uma edificação, cedida pela Mitra Arquidiocesana de São Mateus, com dois pavimentos, salas multiuso, laboratório criativo, sala de música, artesanato, de multimídia, espaço para práticas de lutas marciais, entre outros.

O CRJ São Mateus oferece, para jovens de 15 a 24 anos, gratuitamente cursos, oficinas para geração de renda, espaços para trabalhos coletivos ou estudo, auxílio-transporte e passeios.

“Importante esse reconhecimento da presença do CRJ São Mateus pelo Conselho e de todo o trabalho de implementação dessa política pública para os jovens. Nós fomos, primeiramente, muito bem acolhidos pelo município de São Mateus. E, em consequência disso, veio esse reconhecimento. O Conselho Municipal tem o CRJ como referência. Ele faz parte, e estão conosco, em parceria, na condução dessa política pública do Governo do Estado”, afirmou o   coordenador do CRJ São Mateus, Claiton Haroldo Monte.

A implantação de 14 CRJs nas dez cidades contempladas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida é o maior investimento nas juventudes realizados no Espírito Santo, de acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

“Esse reconhecimento do Conselho de Juventude de São Mateus é super importante, porque os conselhos têm um papel fundamental na concepção e implementação dos CRJs. Temos mais força no trabalho dos CRJ com esse reconhecimento do Conselho. Estamos transformando vidas das juventudes por meio da cultura, do lazer, do emprego, e de tudo o que o CRJ está oferecendo gratuitamente na cidade. Um jovem que modifica a sua família também o faz com seu território. Em breve, vamos ter 14 CRjs em todo o Estado”, afirmou.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ São Mateus é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituição Abequar, definida após ampla seleção pública para gestão do espaço.

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Mateus

Endereço: na Avenida Gileno Santos, 495, no bairro Ayrton Senna.

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h.

Telefone: (27) 99913-5523.