Coletivo Cultura Bethânia realiza primeiro campeonato de slam de Viana

25/01/2022 07h30

Com o objetivo de estimular o protagonismo da juventude dos bairros que compõem a região da Grande Bethânia, o Coletivo Cultura Bethânia realiza o ViaSlam – I Campeonato de Slam de Viana, no próximo dia 30 de janeiro, às 14 horas, no Teatro Municipal de Viana. O evento terá entrada franca.

A competição vai contar com a presença de 16 poetas, sendo oito homens e oito mulheres: Áurea, Deivid Freitas, Klinger Talis, Eduarda Barreto, Yann Souza de Oliveira, Darlieli Oliveira, Rômulo Dias Nunes (Muli), Lorena Pereira Luiz, Eloisa Amorim, Yung BigZ, Adriano Rangel, Nigga MC., Sam Alves, Stefany de Oliveira Gomes, Júlia David Lyra e XanaxZy. O evento também vai contar com as apresentações musicais dos rappers Lipe e Trzin.

O sistema de competição do ViaSlam inclui três fases e os três poetas finalistas vão receber uma premiação. O regulamento prevê que os poemas podem versar sobre qualquer tema, desde que sejam originais, de autoria do slamer competidor, e não ultrapassem três minutos de duração.

O nome do evento leva as iniciais do nome da cidade de Viana e tem o entendimento de que a poesia e os slams são “vias” de acesso, criação, difusão, promoção e valorização da cultura periférica.

“É importante ressaltar que os slams vêm se constituindo como espaço de fala e reivindicações de grupos socialmente excluídos da sociedade, como negros, mulheres, LGBTQIA+ e população periférica, fazendo com que os temas declamados estejam ligados às questões sociais e à vivência desses sujeitos”, ressaltou o coordenador-geral de ViaSlam, Jhenis do Carmo Nazaré, conhecido como Do Carmo.

O ViaSlam conta com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Viana.

Serviço:

Programação do ViaSlam – I Campeonato de Slam de Viana

Quando: 30 de janeiro (domingo)

Horário: 14 horas

Onde: Teatro Municipal de Viana, localizado na Avenida Florentino Avidos, 2.146, Centro, Viana.

Entrada franca.

Texto: Assessoria JRSN