Coletivo Cultura Bethânia movimenta Viana com ações culturais em janeiro

07/01/2022 07h05

Criado em 2019 com o objetivo de promover ações destinadas ao desenvolvimento social da juventude de Viana, o Coletivo Cultura Bethânia realiza ao longo do mês de janeiro diversos projetos voltados para a valorização cultural do município da Região Metropolitana.

Entre as iniciativas previstas estão sessões de cineclubismo, visitas guiadas aos espaços históricos da cidade e uma competição de Slam, como são conhecidas as batalhas de poesia falada. Todas as ações têm como público-alvo crianças, adolescentes e jovens residentes na região da Grande Bethânia, composta pelos bairros Vila Bethânia, Arlindo Vilaschi, Caxias do Sul, Soteco, Areinha, Vale do Sol, Nova Bethânia, Campo Verde e Morada de Bethânia. Os projetos foram selecionados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Viana.

Idealizado por Drica Coelho e Ramon Matheus, o Coletivo Cultura Bethânia é formado por jovens da própria região, que têm em comum o comprometimento com a transformação social por meio de ações que potencializam as juventudes. Em dois anos de atividades, o grupo percebeu a necessidade de se organizar coletivamente para realizar ações que provocassem impacto em suas comunidades. “Em nossos diálogos com os jovens, percebemos a ausência de políticas públicas voltadas para essa faixa etária no município. A partir dessa constatação decidimos nos unir para proporcionar o acesso das juventudes de nossa região aos seus direitos culturais”, observa Ramon.

Cine Cria

Um dos frutos dessa articulação é o Cine Cria, cineclube criado com o objetivo de descentralizar o acesso ao cinema e abordar questões de raça, gênero e estratificação social. A programação do Cine Cria terá início no dia 11 de janeiro e se estenderá aos dias 18 e 25 de janeiro; e 01 de fevereiro, sempre às 19h30, no Centro de Inclusão Produtivo da Beleza (Escola de Beleza), em Nova Bethânia. O local comporta um público de 25 pessoas.

Para as sessões foi escolhida a série “Olhos que Condenam”, disponível na Netflix, sobre o caso verídico de cinco jovens negros que foram injustamente acusados de um estupro no Central Park, em 1989. Cada um dos quatro episódios da série tem, em média, uma hora de duração. Após a exibição, haverá debate sobre o conteúdo apresentado. “Pretendemos levar os jovens a refletir sobre a linguagem do cinema, estimular o desenvolvimento do pensamento crítico social e promover rodas de discussões sobre temas que fazem parte do dia a dia das comunidades, como racismo, violência e a vulnerabilidade das juventudes diante da presença do tráfico de drogas ilícitas”, comenta Drica.

 

VianaTour

No campo da educação patrimonial, o Coletivo Cultura Bethânia promove o VianaTour, nos dias 16 e 23 de janeiro, com visitas guiadas para crianças e adolescentes a espaços históricos do município de Viana. Fazem parte do itinerário a comunidade quilombola de Araçatiba, onde fica a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e a localidade de Piapitangui, no Vale das Cachoeiras, marcada pela tradição ancestral do congo.

Em função da pandemia da Covid-19, o número de participantes será limitado a 15 crianças e adolescentes por visita. Eles serão selecionados por meio do preenchimento de formulário no Google Forms, a ser divulgado no Instagram @culturabethania.  O uso de máscara será obrigatório e a produção irá disponibilizar álcool em gel durante todo o passeio. “Nosso objetivo é fazer com que esses sujeitos tenham a oportunidade de conhecer e se conectar aos saberes patrimoniais, históricos e culturais que compreendem a cidade de Viana, além de promover a valorização desses espaços”, detalha Ramon.


ViaSlam

Encerrando o calendário de ações do Coletivo Cultura Bethânia, o “ViaSlam” vai realizar o primeiro evento com batalha de poesia falada de Viana, no dia 30 de janeiro, às 14h, no Teatro Municipal. O nome do projeto se constrói a partir das iniciais do nome da cidade de Viana e do entendimento de que a poesia e os slams são “vias” de acesso, criação, difusão, promoção e valorização da cultura periférica. O proponente do projeto na Lei Aldir Blanc é o slamer Jhenis do Carmo.

O “Slam”, como são conhecidas as competições de poesia, foi criado nos Estados Unidos na década de 1980 e tem se disseminado no Brasil desde 2008, mas até então nunca havia registrado uma competição em solo vianense. O evento contará com a presença de 16 poetas, sendo 8 homens e 8 mulheres, que foram selecionados por meio de inscrição pela plataforma Google Forms.

O sistema de competição do ViaSlam incluirá três fases, e os três poetas finalistas receberão uma premiação. “É importante ressaltar que os slams vêm se constituindo como espaço de fala e reinvidicações de grupos socialmente excluídos da sociedade, como negros, mulheres e LGBTQIA+ e população periférica, fazendo com que os temas declamados estejam ligados a questões sociais e de vivência desses sujeitos”, destaca Drica Coelho.

 

 

Programe-se com o Coletivo Cultura Bethânia:

Cine Cria

O que: exibição da série em quatro episódios “Olhos que Condenam” (When They See Us, EUA, 2019)

Quando: 11, 18, 25 de janeiro e 01 de fevereiro

Horário: 19h30

Onde: Centro de Inclusão Produtivo da Beleza (Escola de Beleza), Rua Vesúvio, nº 4, Nova Bethânia, Viana 

 

Viana Tour

O que: visitas guiadas à comunidade quilombola de Araçatiba e à Banda de Congo de Piapitangui, no Vale das Cachoeiras.

Quando: 16 e 23 de janeiro

Horário: saída às 9h e retorno ao meio-dia

Público-alvo: grupos de 15 crianças e adolescentes por passeio de van

Inscrições: por meio de preenchimento de formulário no Google Forms; o link será disponibilizado no Instagram @culturabethania.

 

ViaSlam

O que: Primeiro campeonato de poesia falada da cidade de Viana

Quando: 30 de janeiro

Horário: 14h

Onde: Teatro Municipal de Viana (Avenida Florentino Avidos, 2.146, Centro, Viana)

Quem participa: 16 poetas, sendo 8 homens e 8 mulheres; a primeira seleção foi realizada em novembro e as vagas remanescentes serão divulgadas no Instagram @culturabethania.

 

  • Saiba mais sobre o Coletivo Cultura Bethânia:

O Coletivo Cultura Bethânia foi criado no dia 22 de agosto de 2019 com o intuito de promover diálogos e ações de políticas públicas para os jovens da região da Grande Bethânia, no município de Viana. Os idealizadores do Coletivo são Drica Coelho e Ramon Matheus. Inicialmente, o coletivo se chamava “Movimento da Juventude de Viana”. Ao longo desses dois anos de atuação o grupo promoveu sessões de cineclubismo, batalhas de poesia falada e rodas de conversa com crianças, adolescentes e jovens da região. Em 2021, o projeto do Coletivo Cultura Bethânia foi selecionado pelo Edital de Artes Integradas nº 06/2021, da Prefeitura Municipal de Viana, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Fonte: Assessoria JRSN.