Chegou a vez da juventude da região central debater Plano Estadual de Políticas das Juventudes

21/07/2021 10h52 - Atualizado em 28/07/2021 12h12

Por Danielly Campos

 

Chegou a vez da juventude da região central do Espírito Santo debater o Plano Estadual de Políticas das Juventudes. A reunião on-line será nesta quarta-feira (21), a partir das 18h30. Para participar do evento, clique aqui.

 

O encontro é com a juventude de Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Colatina, Marilândia, São Roque do Canaã, Baixo Guandu, Pancas, Alto Rio Novo e Governador Lindenberg.

Durante a reunião, será feita a apresentação da proposta do primeiro Plano Estadual de Políticas das Juventudes, que vai nortear as políticas públicas destinadas a esse público para os próximos dez anos.

Quem se inscreveu para este evento, poderá apresentar sua sugestão durante o encontro virtual. “É importante que as pessoas que colocaram suas ideias no site Juventudes as apresentem na reunião. As contribuições de quem não se inscreveu previamente serão incluídas em ata. Agora, encerramos esse em amplo processo de escuta popular, que aconteceu desde a consulta pública”, explicou a gerente de Juventude, Fabricia Oliveira.

As sugestões serão recebidas até as 18 horas. Durante a reunião, a proposta do Plano será lida para validação dos jovens. Também será escolhido um representante por município para a reunião ampliada do Conselho Estadual da Juventude do Espírito Santo (Cejuve), que apreciará o documento final do Plano.

“O primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas das Juventudes é uma importante entrega para garantir os direitos e atenção das juventudes. Será um marco em todo o Brasil, que carece de legislação de proteção das juventudes e sua diversidade. Isso é resultado de um olhar diferenciado para a população jovem e para as suas necessidades”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Proposta

A proposta de Plano Estadual é resultado do esforço coletivo das juventudes do Estado, do Cejuve e do Governo do Estado.

A proposta do plano reúne mais de 240 sugestões recebidas nas edições anteriores das conferências estaduais das juventudes, na Consulta Pública aberta em 2020, além das contribuições do Cejuve e outras organizações da sociedade civil. Elas foram organizadas em 11 eixos temáticos por uma Comissão Temporária do Plano, instituída pelo Cejuve.

A 4ª Conferência Estadual das Juventudes seria o evento para a aprovação desse documento. No entanto, em função da pandemia, a Conferência não será realizada neste ano. O Cejuve decidiu fazer quatro macroreuniões para a nova validação da proposta.

Para isso, foi criada uma comissão temporária do plano, que vai finalizar o documento, com validade para os 78 municípios do Estado.

 

Cronograma:


Região Central: quarta-feira, dia 21, às 18h30.

Região Metropolitana: quinta-feira, dia 22, às 18h30.

Reunião ampliada do Cejuve: agosto de 2021

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br