Centro de Referência da Juventude de Cachoeiro ajuda instituições a se cadastrem no ES Solidário

04/08/2020 09h33

O Centro de Referência da Juventude (CRJ), da Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro de Itapemirim (Semdes), está auxiliando organizações que desenvolvem projetos sociais com jovens do município a se cadastrarem no ES Solidário, programa do Governo do Estado que disponibiliza cestas básicas e outros donativos durante a pandemia.

As entidades que se cadastram recebem as doações para repassá-las às famílias de jovens que vivem em locais com grau elevado de vulnerabilidade social ou com maior possibilidade de propagação da Covid-19.

Até o momento, já foram entregues 80 cestas de alimentos para participantes do Grupo Pedra – Juventude e Diversidade, do Espaço Criança Feliz e do Fórum Municipal da Juventude.

De acordo com o CRJ, o cadastramento foi feito levando em consideração, primeiramente, as entidades que fazem parte do Conselho Municipal da Juventude. Posteriormente, outras entidades foram orientadas a se cadastrar.

Para realizar o cadastro, informa o CRJ, basta acessar o portal coronavirus.es.gov.br/ESsolidario e preencher as informações necessárias, como tipo de organização (coletivo, entidade, grupo ou movimento), nome, CNPJ, telefone e data de fundação ou início das atividades da organização.

As cestas de alimentos chegam no endereço cadastrado e os responsáveis pela entidade as entregam para as famílias vinculadas ao grupo, seguindo as orientações de higiene, por conta da Covid-19.

O CRJ também acompanha e presta contas, ao programa ES Solidário, das cestas que foram entregues. “Se tornou um desafio para as políticas públicas de cidadania, em especial da juventude, durante a pandemia, encontrar uma forma de continuar atuando. O programa ES Solidário foi um dos caminhos que encontramos para seguir contribuindo com a juventude do município”, afirma o gerente do CRJ, Thiago Tognere.

“Além das ações que temos realizado para assistir as famílias em situação de vulnerabilidade social nesse cenário tão difícil gerado pela pandemia, também buscamos somar forças, com diversos parceiros, para que possamos contribuir com o maior número possível de pessoas”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

ES Solidário

O programa ES Solidário atende às demandas por meio de solicitações feitas por municípios, coletivos, associações e igrejas com ações sociais, que direcionam as doações de donativos às pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.

Os donativos são recebidos por meio de doações feitas por empresas e pela sociedade civil. Contribuições em dinheiro são usadas para a compra de alimentos e outros itens essenciais. Os repasses são feitos em parceria com o Corpo de Bombeiros, responsável pela logística de entrega.

Desde o início do programa, foram arrecadadas e distribuídas 11.639 cestas básicas, além de 5.091 kits de higiene e limpeza, 351 pacotes de fraldas geriátricas, 230 frascos de álcool em gel, 1.171 máscaras, além de 6.305 itens avulsos. No total, até o momento, famílias de 46 cidades capixabas foram atendidas pelo ES Solidário.

* Com informações da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim (PMCI).