Topity: chatbot confidencial para jovens sobre autoestima e confiança corporal

28/12/2021 13h59

Adolescentes e jovens de todo o Brasil contam com Topity, um chatbot para falar sobre autoestima e confiança corporal. É um espaço on-line que combina game e conversa, em uma experiência segura, interativa e gratuita que pode ser acessada por meio do Messenger do Facebook (a partir dos 13 anos) e pelo WhatsApp (a partir dos 16 anos).

O Topity tem ambiente seguro, privado e livre de julgamentos, com uma conversa conduzida por inteligência artificial e 100% confidencial. Todo o conteúdo foi desenvolvido em parceria com psicólogos e especialistas, com grande participação dos próprios adolescentes e jovens, fazendo com que as orientações contribuam, de fato, para a melhoria da autoestima e da confiança corporal.

Ao iniciar a conversa, cada adolescente ou jovem escolhe por quem quer ser guiado: por Dandara ou Gabriel, personagens interpretados por atores que funcionam como anfitriões durante toda a jornada. Em seguida, define quais dos temas quer abordar: Família e Amigos, Redes Sociais e Mídia ou Valorize seu Corpo. A partir daí, tem início uma experiência composta por oito diferentes desafios que se assemelham a fases de videogame, mesclando conversas, tarefas, dicas e orientações.

“É muito importante que os adolescentes encontrem espaços seguros na internet, principalmente quando precisam falar de temas sobre a sua vivência, como a autoestima. O Topity está sendo lançado neste contexto de pandemia, em que muitos ficaram em casa por longos períodos, sem contato com amigos, com a escola e com a rotina e hábitos alterados. Tudo isso influencia diretamente na autoestima e na percepção sobre o autocuidado. Por meio da conversa com o chatbot, meninas e meninos podem refletir sobre esses assuntos e entender a sua importância, com uma linguagem acessível, expressando suas opiniões de forma interativa”, disse Gabriela Mora, oficial do Programa de Cidadania dos Adolescentes do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil. 

“Desde 2004, quando criamos o Projeto Dove pela Autoestima, temos concentrado nossos esforços em ajudar a próxima geração a desenvolver uma relação positiva com sua aparência, melhorar a confiança corporal e, assim, atingir seu potencial máximo. Sabemos que a faixa etária entre os 13 e 18 anos é um período crucial para a formação da autoestima e para a sua manutenção ao longo da vida. Por isso, acreditamos que, quanto antes conseguirmos quebrar padrões de beleza e ajudar as meninas e mulheres na relação com suas aparências, melhor”, comentou Fernanda Gama, gerente da marca Dove no Brasil.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Projeto Dove pela Autoestima, neste ano, cerca de 84% das jovens brasileiras com 13 anos já aplicaram um filtro ou usaram um aplicativo para mudar sua imagem em suas fotos. A constatação comprova a pressão a que meninas se sentem submetidas para se encaixar em padrões de beleza. Apesar disso, o estudo destaca que 75% delas gostariam que o mundo se concentrasse mais em quem elas são, em vez de suas aparências. Os dados reforçam a importância do investimento em iniciativas e ferramentas que ajudem adolescentes e jovens a construir uma relação mais positiva com o corpo, ampliando a autoestima.

Sobre o Topity

O Topity é uma iniciativa do Unicef e de Dove. Foi desenvolvido em parceria com pesquisadoras do CAR, sigla em inglês para Centro de Pesquisa sobre Aparência, da universidade britânica University of the West of England, e a startup tecnológica de impacto social Talk2U.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br