Programa Estado Presente em Defesa da Vida é tema de palestra em evento do Observatório de Segurança Pública

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Direitos Humanos (SEDH) e da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foi tema de destaque no seminário “Segurança Pública em Perspectiva: Boas Práticas em Segurança Pública”, realizado em Brasília (DF), nesta quarta-feira (08).
O evento foi organizado pelo Observatório de Segurança Pública e Cidadania da América do Sul e pelo MBA em Segurança Pública do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), e reuniu especialistas, pesquisadores, gestores públicos, operadores da segurança e estudantes. O seminário teve como objetivo a troca de experiências, construção de redes de conhecimento e aprofundamento das reflexões sobre políticas de segurança e cidadania.
No painel “Estado Presente em Defesa da Vida”, participaram o subsecretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo Brezinski Nunes, e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, na oportunidade, apresentou os resultados alcançados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com destaque para o trabalho desenvolvido com as juventudes, por meio dos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) instalados nos dez municípios onde o programa é desenvolvido.
“Desde a implantação dos CRJs em 2022, já realizamos 414 mil atendimentos, o que significa acesso à educação, à cultura, ao lazer, capacitação profissional, esporte, cidadania, saúde. Nossos jovens estão alcançando as universidades, o mercado de trabalho e isto nos motiva e inspira a seguir em frente, buscando fortalecer cada vez mais nosso trabalho”, enfatizou a secretária Nara Borgo.
O subsecretário Reinaldo Brezinski Nunes também participou do painel sobre o Programa Estado Presente. "É uma honra representar o Espírito Santo em um evento dessa grandeza, principalmente para falarmos sobre o programa Estado Presente em Defesa da Vida. Uma política de segurança pública tão eficiente e importante para o nosso Estado, que vem dando resultados no que é mais importante para nós, que é a preservação de vidas. Esse trabalho integrado entre diversas áreas de Governo, que coordenam os eixos do programa, é o que faz a diferença e gera esses frutos que estamos colhendo nos últimos quase 15 anos", salientou.
Participaram do evento o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, Raul Jungmann, consultor e ex-ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professora do IDP, Samira Bueno e o professor do IDP Franklin Epiphanio.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pelo governador Renato Casagrande, e o objetivo é promover a segurança pública por meio de estratégias articuladas de enfrentamento à violência, de proteção e de defesa social, com foco nos territórios definidos pelo Programa. Trata-se de uma política pública concebida com base no conceito de segurança cidadã, adotado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303