Oficinas oferecidas nos CRJs possibilitam geração de renda

01/10/2024 14h44
Edryan, ao centro, junto com a equipe do CRJ Terra Vermelha.

Uma das oficinas mais solicitadas pelas juventudes que frequentam os Centros de Referência das Juventudes (CRJ), mantidos pelo Governo do Estado, são as de barbearia. As oficinas ensinam os primeiros passos para as juventudes, o que permite que eles consigam gerar renda de forma autônoma, como também conquistem vagas no mercado de trabalho formal.

 

Um exemplo é o jovem Edryan Victor Silva Santos, de 18 anos, que frequenta o CRJ Terra Vermelha, em Vila Velha. Ele participou das oficinas de barbearia oferecida no local e sempre teve o sonho de abrir seu próprio negócio.

 

Com o apoio do CRJ no empréstimo das máquinas, trabalhou por conta própria, conquistou um emprego em uma barbearia e, recentemente, adquiriu duas máquinas para que possa trabalhar por conta própria. Mesmo com bastante experiência, quando pode participa das oficinas que acontecem no CRJ Terra Vermelha, às quartas e às sextas-feiras, e pretende fazer o curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

De acordo com a coordenadora de Articulação do CRJ, Alessandra Moreira, esta é uma de muitas vivências que as atividades do CRJ proporcionam. “Tanto as oficinas de barbearia como as de tranças são muito procuradas pelas juventudes, porque possibilitam que eles de forma rápida consigam gerar renda o que os estimula a se dedicarem e aprenderem cada vez mais”.

 

CRJ

Os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) são espaços públicos modernos que atendem jovens de 15 a 24 anos. Eles contam com salas multiuso para oficinas, Laboratório de Potencialidades Capixabas (LabPoca) entre outros espaços. Além disso, há computadores que podem ser usados para fazer trabalhos de escola e também para lazer com acesso gratuito.

 

Gostaria de participar? No Estado são 14 as unidades e cada uma conta com diferentes oportunidades de oficinas. Acesse o site www.juventudes.es.gov.br e veja qual unidade está mais próxima de sua casa e procure o espaço. Todas as oficinas são gratuitas.  

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3134-1414 (27) 99309-4008

comunicacao@sedh.es.gov.br