Inscrições abertas para reuniões on-line do Plano Estadual de Políticas das Juventudes

15/07/2021 11h51 - Atualizado em 28/07/2021 12h13

Por Danielly Campos

A juventude capixaba iniciará um debate histórico para garantia dos seus direitos no Estado. As inscrições estão abertas para participar das reuniões on-line de apresentação da proposta do primeiro Plano Estadual de Políticas das Juventudes, que vai nortear as políticas públicas destinadas a esse público para os próximos 10 anos. Os encontros começam na próxima semana e vão até o dia 22 de julho.

 

Serão quatro encontros on-line em quatro macroregiões do Espírito Santo. O primeiro, na região sul, será na segunda-feira (19). Na terça-feira (20), será na região norte. Na região central do Estado, o encontro será na quarta-feira (21). Na Região Metropolitana, que engloba as regiões central serrana e oeste serrana, ocorrerá na quinta-feira (22). Todos sempre às 18h30.

 

Para participar, os jovens devem ser inscrever no site Juventudes. Nos dias dos encontros, os links das reuniões serão enviados por e-mail aos pré-inscritos. Quem desejar, ao final do evento, pode ter certificado de participação.

 

Proposta

 A proposta de Plano Estadual é resultado do esforço coletivo das juventudes do Estado, do Conselho Estadual da Juventude do Espírito Santo (Cejuve) e do Governo do Estado.

 

A proposta do plano reúne mais de 240 sugestões recebidas nas edições anteriores das conferências estaduais das juventudes, na Consulta Pública aberta em 2020, além das contribuições do Cejuve e outras organizações da sociedade civil. Elas foram organizadas em 11 eixos temáticos por uma Comissão Temporária do Plano, instituída pelo Cejuve.

 

Entre as sugestões estão linhas de crédito e cooperativas para jovens empreendedores na cidade e no campo; atendimento de saúde personalizado e mais vagas no noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de assistência estudantil a universitários de baixa renda.

 

Para o presidente do Cejuve, Wallace Vargas, essa proposta de plano já é muito importante para as juventudes. “Esse documento é importantíssimo, porque vai direcionar as políticas públicas de juventude nos próximos anos. Mesmo em um contexto de pandemia, que dificulta um pouco o debate, essa aproximação da Gerência de Juventude com o Cejuve, com os conselhos municipais e com a juventude capixaba como um todo, a partir dos coletivos e movimentos, acontece neste momento, sendo relevante para a validação desse processo”, afirmou.

 

A 4ª Conferência Estadual das Juventudes seria o evento para a aprovação desse documento. No entanto, em função da pandemia, a Conferência não será realizada neste ano.

 

“Para evitar aglomerações, optamos em fazer debates virtuais em quatro macrorregiões do Estado para garantir a segurança dos nossos jovens. Vamos receber as sugestões e finalizar a minuta de lei. O Plano Estadual é um sonho da juventude, que está se concretizando e, em breve, será implementado, garantindo mais qualidade de vida para os jovens, dentro das nossas necessidades”, enfatizou a gerente de Juventudes, Fabrícia Barbosa. 

 

Encontros

 

Nos quatro encontros virtuais, serão escolhidos um representante e um suplente de cada região para a reunião ampliada do Cejuve, para apreciar o documento final do Plano, após o debate com a juventude. A Comissão vai finalizar o plano, que vai valer para os 78 municípios.

 

“O primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas das Juventudes é uma importante entrega para garantir os direitos e atenção das juventudes. Será um marco em todo o Brasil, que carece de legislação de proteção das juventudes e sua diversidade. Isso é resultado de um olhar diferenciado para a população jovem e para as suas necessidades”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

 

Para o presidente da Comissão, Ramom Matheus dos Santos, que também é vice-presidente do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), essa é uma demanda histórica da juventude capixaba que vem sendo construída há muitos anos.

 

“Chegamos no momento de consolidar essa construção e sistematizar os diálogos e propostas que foram e vem sendo debatidos nos espaços organizados pelas juventudes, como o Conselho Estadual, as três conferências de juventudes que tivemos e os espaços independentes. Por isso, pretendemos que esse plano possa suprir as lacunas que atravessam as vidas dos jovens capixabas, marcadas principalmente pelas ausências de políticas de promoção do pleno desenvolvimento social. Quando olhamos para os dados que mostram que mais da metade dos homicídios cometidos no Brasil são contra jovens, sobretudo negros, compreendemos que é urgente uma política que possa direcionar as ações governamentais para o enfrentamento dessa realidade”, disse Ramom Matheus dos Santos.

 

Cronograma

 

  • Debates virtuais nas quatro macrorregiões: julho de 2021

 

Região sul: segunda-feira, dia 19, às 18h30.

Região norte: terça-feira, dia 20, às 18h30.

Região central: quarta-feira, dia 21, às 18h30.

Região Metropolitana: quinta-feira, dia 22, às 18h30.

 

  • Reunião ampliada do Cejuve: agosto de 2021

 

 

Macrorregiões do Estado

 

Metropolitana

Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Itaguaçu, Itarana, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Marechal Floriano, Brejetuba, Laranja da Terra e Afonso Cláudio.

 

Sul

Marataízes, Itapemirim, Piúma, Iconha, Alfredo Chaves, Anchieta, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Alegre, Guaçuí, Muniz Freire, Ibatiba, Irupi, Iúna, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Dores do Rio Preto e São José do Calçado.

 

Central

Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Colatina, Marilândia, São Roque do Canaã, Baixo Guandu, Pancas, Alto Rio Novo e Governador Lindenberg.

 

Norte

Ecoporanga, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Mantenópolis, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Nova Venécia, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra, Pedro Canário, Mucurici, Montanha, Ponto Belo e Pinheiros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br