Inscrições abertas para oficinas gratuitas no CRJ Guarapari

22/03/2022 16h09 - Atualizado em 22/03/2022 16h53

As obras de adequação do espaço que vai receber o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari, em Kubitschek, estão em fase de finalização. Com a proposta de tornar o espaço ainda mais acolhedor, estão abertas as inscrições para as Oficinas de Ocupação CRJ Guarapari, que acontecem nos próximos sábado (26) e domingo (27). As formações são gratuitas nas áreas de urbanismo, mobiliário sustentável, arte mural e audiovisual (fotografia e vídeo).

As vagas para jovens de 15 a 24 anos são limitadas. Para se inscrever, clique aqui. A seleção será feita por ordem de inscrição e as atividades acontecem na rua Ataulfo Alves, nº 9, no bairro Kubitschek, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lyra Ribeiro Santos.

Os jovens vão participar da execução da arte mural da fachada e da intervenção na área de convivência, que também vai abrigar uma horta vertical. Além disso, vão fazer registro em foto e vídeo de todas essas etapas de criação.

“As Oficinas de Ocupação foram pensadas tanto para formar as juventudes em diversos campos de atuação quanto para estimular ainda mais o senso de pertencimento dos jovens com o equipamento. Para nós, da equipe do CRJ de Guarapari, é extremamente importante que o nosso público entenda este local como um espaço acolhedor e parceiro nas ações afirmativas que iremos desenvolver”, disse Gabriela Nogueira, coordenadora do CRJ Guarapari.

O CRJ Guarapari é fruto de uma parceria do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública. Ele é um projeto que integra o Programa Estado Presente.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município de Guarapari e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.

O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência. Dentro desse programa, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.

Serviço:

Oficina de Arte Mural - Muralismo

Com Walisson Jesus “Wall”

Data: 26 de março de 2022 - Sábado
Horário: das 10h às 17h

A oficina ON THE WALL (Na Parede) tem como foco principal ajudar artistas a se descobrirem, dando oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para essa cultura de rua, cujo acesso ao conhecimento é limitado. Com aulas práticas e teóricas, a proposta é apresentar uma nova visão sobre o assunto, no contexto histórico e cultural que envolve a cultura da arte urbana.

Sobre o oficineiro: Walisson Jesus “Wall” é muralista, tendo diversos trabalhos desenvolvidos com arte mural no Espírito Santo. É morador de Guarapari e expande a cultura do graffiti na cidade.

Oficina de Urbanismo - Jardim Vertical

Com Renan Grisone

Data: 27 de março de 2022 - Domingo
Horário: das 10h às 17h

A proposta da oficina é apresentar uma perspectiva do papel da arquitetura na melhoria da qualidade de vida das comunidades e das cidades, utilizando materiais, como paletes e garrafas PET para a construção de um jardim vertical e uma horta vertical, que ficará ao alcance da comunidade.

Sobre o oficineiro: Renan Grisone é arquiteto graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 2012, e técnico em edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em 2004.

Registro em Foto e Vídeo

Com Allan P. dos Santos

Data: 26 e 27 de março de 2022 (sábado e domingo)
Horário: das 13h às 17h

O objetivo da formação é apresentar de maneira objetiva as funcionalidades de uma câmera, abordando temas como planos, ângulos e composição, por meio da produção de imagens, além de uma breve contextualização histórica sobre a captação de imagens e sua importância na mudança cultural.

Sobre o oficineiro: Allan P. dos Santos é graduando em Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como filmaker no mercado do audiovisual capixaba.

Com informações do Galpão/IBCA.

comunicacao.bid@sedh.es.gov.br