Estado Presente: três CRJs se apresentam em evento internacional em Vila Velha
Os jovens de três Centros de Referência das Juventudes (CRJs) participaram de apresentações nos três dias do 3º Congresso Internacional de Segurança e Defesa, na Universidade Vila Velha (UVV), em Vila Velha. O evento, que começou na última terça-feira (24), foi concluído nesta sexta-feira (27).
O CRJ Cachoeiro foi o primeiro a se apresentar, na quarta-feira (25), para os participantes. Os jovens dançaram break e teve slam com o coletivo Village no Trilho.
Depois de visitar o campus universitário, o grupo de dança do CRJ Linhares mandou bem nas dancinhas do TIKTOK do momento, nessa quinta-feira (26). Também aconteceu uma apresentação de pop e break dos jovens.
Nesta sexta-feira (27), último dia do congresso, o coletivo RTSP, composto por três jovens do CRJ São Pedro, encantou o público com suas canções autorais, compostas e gravadas no estúdio musical do CRJ. Em uma das canções, os participantes ficaram com os celulares ligados, em clima de show, no Teatro da UVV.
Com conceito de segurança cidadã, o CRJ é o principal projeto de prevenção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida do Governo do Estado. Fruto de uma política pública para as juventudes, a apresentação dos jovens atendidos do CRJ é bem significativa nesse evento, que desde 2015, debate ações e soluções para a Segurança Pública.
“Agradeço a UVV por poder trazer a experiência dos CRJs neste importante evento para o Brasil e o Mundo. A academia é fundamental para que as políticas públicas possam ser aprimoradas. Temos uma metodologia única para todos os 14 CRJs, mas as juventudes fazem cada CRJ singular nas suas regiões. As apresentações foram incríveis. Os centros são das juventudes, porque elas são diversas. A gente trabalha nos CRJs, porque acredita nas juventudes, que são muito potentes. Estamos transformando realidades”, afirmou.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.
Dentro desse programa, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado.
O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Saiba mais em www.juventudes.es.gov.br.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br