Estado Presente: Secretaria Nacional de Justiça visita o CRJ São Pedro em Vitória

07/12/2023 10h15

Por Danielly Campos

 

A chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Lázara Cristina do Nascimento de Carvalho, visitou na tarde desta quarta-feira (7), o principal projeto de prevenção social do Governo do Estado, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ). Os jovens atendidos do CRJ São Pedro, em Vitória, apresentaram ao vivo poesia e música feita dentro do espaço.

Lázara de Carvalho conheceu a principal ação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltada às juventudes, junto com os subsecretários de Direitos Humanos, Renan Cadais, e de Políticas Públicas para as Juventudes, Jiberlândio Miranda. Ela conheceu o espaço, cumprimentou os jovens participantes e fez muitas fotos e vídeos do CRJ.

“Estamos aqui para conhecer esse projeto de destaque e entender como funciona. Os Estados olham a política pública de uma forma mais holística. Vocês conseguem olhar a política pública macro, que a gente faz no Ministério da Justiça, mas afunilar ela para alcançar realmente no território quem precisa mais”, enfatizou.

Ela elogiou a proposta metodológica do CRJ que incentiva a autonomia do jovem. Em primeira mão, ela visitou o Laboratório de Potencialidade Capixaba (Labpoca), que é um estúdio de música profissional, que será inaugurado nos próximos dias.

Os jovens do Coletivo RPST apresentaram uma canção autoral e o jovem artista Sete, além de interpretar, também recitou uma poesia para ela.

“A visita foi bem positiva, pois conseguimos, de maneira prática, mostrar o nosso trabalho de prevenção social e política de direitos humanos, que se cruzam no CRJ. Ela também abre caminhos para diálogo em Brasília sobre a sustentabilidade do projeto”, afirmou o subsecretário Renan Cadais.

 

CRJs

Em dez cidades capixabas, os 14 CRJs do Governo do Estado ofertam cursos, oficinas de geração e renda, salas com computador para trabalho, estudo e lazer, além de uma gama de serviços voltados para jovens de 15 a 24 anos, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.


O CRJ é o principal projeto de prevenção social do Programa Estado Presente.

 

Estado Presente



O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em todo o Estado.


Site: www.juventudes.es.gov.br.
Instagram: @juventudes_es

 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br