Estado Presente: ‘Labideias’ do CRJ Guarapari promove ciclo de oficinas para captação de recursos de editais

16/01/2023 17h58


Danielly Campos

Ensinar os jovens de 15 a 24 anos a fazer projetos e captar recursos de editais públicos é o objetivo do “Labideias”, um Laboratório de Ideias do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari, localizado no bairro Kubitschek, no município. A formação gratuita acontece até fevereiro deste ano.

Nesta terça-feira (17), haverá um encontro para falar sobre projetos culturais, das 19h às 21h, no CRJ Guarapari. Nos dias 24 e 31 deste mês, também nas terças-feiras, será realizada a oficina “Escrevendo um projeto”, também a partir das 19 horas, no CRJ do município.

No dia 1º de fevereiro, acontece a oficina gratuita “Tira-dúvidas”, com a equipe da Secretaria da Cultura (Secult), a partir das 18 horas. Na ocasião, vai ter a apresentação de Mapa Cultural. No dia 02, acontece a apresentação de projetos dos jovens. 

O “Labideias” vai preparar os jovens artistas ou mesmo os que desejam realizar projetos culturais para, de forma autônoma e sustentável, criarem projetos de desenvolvimento socioeconômico para a cidade e que acessem financiamentos públicos, como o Edital 2022 da Secult.


Para a coordenadora do CRJ Guarapari, Gabriela Nogueira, além de ser uma alternativa de renda para os jovens atendidos, o “Labideias” pode abrir novos horizontes e caminhos profissionais para esse público.  

“O Labideias é uma oportunidade de instrumentalizar a juventude interessada no fazer cultural. Com essas formações, nosso objetivo é fazer com que os jovens entendam todo o processo para a elaboração de um projeto e esteja apto a concorrer e sair com seu projeto selecionado”, afirmou.


Serviço:


Oficina gratuita "Projetos Culturais"

Quem: jovens de 15 a 24 anos de Guarapari.

Quando: terça-feira, dia 17 de janeiro, das 19h às 21h.

Local: CRJ Guarapari, na Rua Ataulfo Alves, nº 9, no bairro Kubitschek, em Guarapari, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lyra Ribeiro Santos.


Oficina gratuita “Escrevendo projetos”

Quem: jovens de 15 a 24 anos de Guarapari.

Quando: terças-feiras, dias 24 e 31 de janeiro, a partir das 19 horas.

Local: CRJ Guarapari, na Rua Ataulfo Alves, nº 9, no bairro Kubitschek, em Guarapari, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lyra Ribeiro Santos.

 

Oficina gratuita “Tira-dúvidas”

Quem: jovens de 15 a 24 anos de Guarapari.

Quando: quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a partir das 18 horas.

Local: CRJ Guarapari, na Rua Ataulfo Alves, nº 9, no bairro Kubitschek, em Guarapari, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lyra Ribeiro Santos.

 

Oficina gratuita “Apresentação de projetos”

Quem: jovens de 15 a 24 anos de Guarapari.

Quandoquinta-feira, dia 02 de fevereiro, a partir das 18 horas.

Local: CRJ Guarapari, na Rua Ataulfo Alves, nº 9, no bairro Kubitschek, em Guarapari, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lyra Ribeiro Santos.

CRJ Guarapari
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari, localizado no bairro Kubitschek, foi o sexto CRJ que o Governo do Estado inaugurou, com o objetivo de oferecer serviços públicos gratuitos às juventudes capixabas.

Desde 25 de abril de 2022, o CRJ Guarapari passou a ofertar gratuitamente em sua sede cursos, oficinas para geração de renda, espaços para trabalhos coletivos ou de estudo, sala de informática, sala de leitura, além de laboratório criativo.

“O Governo do Estado acredita nas juventudes. Por isso, fez o maior investimento da história na implantação de 14 CRJs em dez cidades. Estamos fazendo a diferença nas comunidades do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, transformando vidas”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O CRJ Guarapari foi implantado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implantados 14 Centros de Referência das Juventudes em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.
 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos

(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br