Estado Presente: jovens do CRJ São Pedro passam nas primeiras colocações para bolsistas da Midiateca Capixaba

31/05/2023 13h49

Por Danielly Campos

Os jovens Lyncom Vieira Gonçalves, mais conhecido como “Sete”, de 17 anos, e Jodson Silva dos Santos Ferreira, ambos atendidos no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro, em Vitória, passaram como bolsistas na seleção da Midiateca Capixaba, plataforma on-line de difusão e preservação digital de acervos culturais sobre a cultura e a história do Estado.

Nas vagas por categorias do edital de ampla concorrência e reserva de vagas, “Sete” ficou em 2º lugar e Jodson Ferreira ficou em primeiro lugar. No total, oito jovens foram escolhidos para desenvolver atividades relacionadas à comunicação, ao acervo e à conservação do projeto, com bolsas de R$ 400 a R$ 800. 

Além disso, os jovens atuarão no repasse de tecnologia para outros jovens do ensino regular público capixaba, estadual ou municipal, de acordo com as temáticas escolhidas pelos primeiros. A carga horária total dedicada ao projeto é de 20 horas semanais.

“Tipo assim, fiquei sabendo dessa bolsa pelo CRJ. Antes do processo seletivo estava bem desacreditado que eu passaria. Passei na primeira etapa e fiquei muito feliz. Depois, fui fazer a entrevista. No dia, eu tremi, tremi, porém deu tudo certo. Foi muito diferente e estou muito feliz de ter passado”, contou “Sete”.

Midiateca

A Midiateca Capixaba conta com o acervo de seis espaços de cultura e arte do Estado: Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Galeria Homero Massena (GHM), Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), Museu do Colono, Palácio Anchieta e Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), além de diversos conteúdos audiovisuais e com uma equipe de profissionais e pesquisadores responsáveis pela estruturação, divulgação e manutenção da plataforma.

CRJ São Pedro

Com uma excelente localização, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro, localizado no bairro Redenção, está no meio da região da Grande São Pedro, em uma das principais avenidas de Vitória, a Rodovia Serafim Derenzi. O equipamento é moderno e tem a cara das juventudes de 15 a 24 anos.

O CRJ São Pedro conta espaço de leitura, camarim, além de salas de computadores, multiuso, de dança e de acolhimento.

Inaugurado no dia 28 de junho de 2022, o CRJ já foi imediatamente ocupado pelos jovens, que usam o espaço para reuniões, fazem cursos e diversas atividades de qualificação e lazer.

Com investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ São Pedro é uma política pública que está sendo executada pela Galpão/IBCA, em parceria com o Governo do Estado, dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br