Estado Presente: jovem em situação de rua aprende a fotografar no CRJ e é contratado para primeiro trabalho no Festival Novos Horizontes
Por Danielly Campos
A fotografia transformou a vida de Jovaniu Rodrigues Santana, de 22 anos. O jovem, que vive em situação de rua, aprendeu a fotografar no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Novo Horizonte, na Serra, e agora é contratado para o primeiro trabalho, na cobertura do Festival Novos Horizontes, que acontece neste sábado (17), na Serra.
“Estou realizando um sonho com essa oportunidade que o CRJ me deu. Estou frequentando o espaço desde que abriu e já fiz várias oficinas, como a de corte de cabelo, break e violão. Vi um fotógrafo profissional trabalhando e fiquei tão encantado, que pedi para ajudar ele. O meu educador social me incentivou a aprender e me emprestou o equipamento. Então, comecei a fotografar na oficina do CRJ”, explicou Jovaniu Santana.
Pelo talento que tem, o jovem foi convidado para fazer a cobertura do Festival Novos Horizontes. “Estou há dois anos na rua, após a morte da minha mãe de câncer e a venda da nossa antiga casa. Vendo livros para sobreviver. O dinheiro que vou ganhar vai me ajudar muito. Quero comprar a minha câmera, trabalhar muito e comprar a minha casa. Já tirei até o MEI, com a ajuda da equipe. Estou muito feliz, porque vai ser o meu primeiro trabalho como fotografo”, contou.
Para a coordenadora do CRJ Novo Horizonte, Elionice Fagundes, esse é o objetivo do CRJ: acreditar e investir nos jovens. “Jovaniu precisava dessa força. Ele passa o dia aqui e à noite vai para o Centro Pop. O Festival Novos Horizontes, em sua primeira edição, tem por objetivo dar a oportunidade às juventudes, família e comunidade, objetivando o protagonismo juvenil. É o que estamos fazendo com ele”, destacou.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, disse acreditar no trabalho do CRJ com os jovens, como Jovaniu, que sonham com um futuro melhor. “O Governo do Estado acredita nas juventudes. Por isso, fez o maior investimento histórico na implantação de 14 CRJs em dez cidades. Estamos fazendo a diferença nas comunidades do Programa Estado Presente, realizando sonhos das juventudes. Desejo todo sucesso ao Jovaniu”, salientou.
Festival
O Festival Novos Horizontes do CRJ Novo Horizonte terá graffiti ao vivo, apresentações musicais, de dança, de curtas-metragens, RPG, lançamento de livretos, desfiles e campeonato de skate.
Dois DJs vão animar o Festival: MD e Guerreiro. Vai rolar sarau, varal de poesias e exposições itinerantes dentro do CRJ Novo Horizonte. Também vai acontecer no espaço a Feira Jovem Empreendedora. Além disso, durante o evento, dois livretos serão lançados, o “Servitus: Poderes que Oprimem” e o “Zine Juventudes”. Todo o trabalho exposto no Festival é fruto das oficinas com os jovens atendidos pelo CRJ Novo Horizonte.
Nome
O Festival Novos Horizontes tem esse nome para inspirar o futuro dos jovens do CRJ. Também faz uma homenagem ao bairro, que já foi conhecido no passado por abrigar a segunda maior zona de prostituição do País, quando se chamava São Sebastião. Com fábricas e comércio diversificado, o bairro foi ressignificado após a mudança do nome para Novo Horizonte, valorizando a bela vista do Mestre Álvaro.
Serviço:
Programação do Festival Novos Horizontes:
10h – Sopa de Letras (Graffiti), Campeonato de Skate e apresentação do DJ Guerreiro
14h – Exibição Curta-metragem Novos Horizontes
14h10 – Apresentação das Instalações Artísticas e exposições
14h20 – Lançamento livreto Clube de RPG: Servitus: Poderes que Oprimem
14h30 – Lançamento do Zine Juventudes
14h40 – Apresentação do DJ MD
15h – Apresentações musicais
16h20 – Mini Doc e Espetáculo: “Eu não ligo: Conscientização sobre o Bullying”
17h – Apresentações de Dança
17h20 – Apresentação do DJ MD
17h40 – Sarau Juventudes
18h40 – Apresentação do DJ MD
19h – Desfile de Penteado Afro
19h30 – Mostra Skate Park NH
Local: Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Novo Horizonte, na Rua Gaivota, s/n, Novo Horizonte, na Serra.
Telefone: (27) 2180-0411
CRJ Novo Horizonte
O Centro de Referência Novo Horizonte é o maior CRJ do Governo do Estado na Serra. Ele é o segundo a ser inaugurado no município, em junho de 2022. O equipamento funciona em um amplo galpão com diversas salas multiuso, laboratório criativo, sala de computadores, de dança e conta com uma pista de skate.
As juventudes de toda a região de Novo Horizonte podem fazer de graça cursos, oficinas de geração de renda, passeios, usar computadores para estudo ou lazer, usar salas para reuniões ou encontros, fazer empréstimo de equipamentos, entre tantos serviços prestados pelo CRJ.
Dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o CRJ Novo Horizonte foi implantado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) o Cieds Brasil, definido após ampla seleção pública.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br