Estado Presente: CRJs e SEDH são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (18)

19/09/2023 19h05 - Atualizado em 20/09/2023 07h07

Por Danielly Campos

 

Os 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), implantados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), e a própria SEDH foram homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa, dentro da XVII Semana de Debate contra o Extermínio de Jovens, na noite desta segunda-feira (18).

O reconhecimento, por meio do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), integrou a XII Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens para valorizar os CRJs que fizeram a prevenção social e garantiram direitos dos jovens atendidos em dez cidades contempladas no Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

“Ninguém questiona a morte de um jovem branco. Mas as pessoas questionam a morte de um jovem negro, se perguntando se ele não era envolvido com atividade ilícita. Mesmo se fosse, não temos pena de morte no Brasil. Ele tem o direito de viver. E a dor da família das vítimas também não pode ser desconsiderada. Além do extermínio, precisamos falar da criminalização das juventudes e também da criminalização da pobreza. Quando falamos do extermínio da juventude negra precisamos falar também dessas outras questões e enfrentá-las com muita coragem”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Segundo o deputado proponente da sessão, Tyago Hoffmann, é uma perda para o Estado os altos índices de mortes entre os jovens. “Jovens talentosos e sonhadores têm suas vidas interrompidas de maneira trágica. A semana nos leva a um momento de reflexão profunda, identificando os fatos sociais, econômicos e políticos que contribuem para esta situação devastadora. Temos de proteger jovens para que possam prosperar, com investimento em educação, emprego e saúde mental”. 

A sessão solene teve falas também do subsecretário estadual de Políticas para as Juventudes, Jiberlandio Miranda; da gerente de Juventude e presidente do Conselho Estadual da Juventude, Fabrícia Barbosa; do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão; da membro do Fórum Estadual da Juventude Negra do Estado, Emanuela Gonçalo do Nascimento; e do ativista social, Isaías Santana da Rocha, pai do também ativista social Lula Rocha.

 

CRJs

OS 14 CRJs do Governo do Estado ofertam cursos, oficinas de geração e renda, salas com computador para trabalho, estudo e lazer, além de uma gama de serviços voltados para jovens de 15 a 24 anos, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.
O CRJ é o principal projeto de prevenção social do Programa Estado Presente. Para saber mais sobre esse projeto, acesse www.juventudes.es.gov.br.

 

Estado Presente


O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br