Estado Presente: confira a agenda para assinatura do termo de compromisso dos projetos selecionados no Edital Juventudes
A equipe do Projeto Juventudes segue na estrada para a assinatura dos termos de compromisso do Edital Juventudes. Nesta etapa, os proponentes dos projetos selecionados assinam o documento que formaliza a parceria destinada à liberação do recurso para que os jovens coloquem a mão na massa e executem suas ideias.
De 18 a 20 de abril, a equipe estará nos municípios de São Mateus e Linhares com asjuventudes para oficializar a parceria e dar início à execução dos projetos. “Nesta etapa, temos o primeiro encontro com os jovens selecionados. Além da oportunidade de conhecê-los, já fizemos os primeiros encaminhamentos para a execução das propostas”, explicou a coordenadora do Projeto Juventudes, Thais Souto Amorim.
A assinatura dos termos de compromisso é exclusiva para os selecionados no edital, que já foram contactados por nossa equipe.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressaltou que o JuventudES vai beneficiar diretamente cerca de 7,2 mil jovens no Espírito Santo. “O JuventudES é importante, porque vai atingir não só os jovens e as jovens do nosso Estado, mas também, indiretamente, muitas famílias, o que torna o alcance muito maior”, salientou.
Confira abaixo a agenda para a Assinatura dos Termos de Compromisso:
São Mateus
APAE
18 de abril, terça-feira, às 14 horas
CRJ São Mateus
18 de abril, terça-feira, às 15 horas
Linhares
Unidade de Internação Norte
19 de abril, quarta-feira, às 09h30
Unidade de Internação Provisória Norte
19 de abril, quarta-feira, às 11 horas
CRJ Linhares
19 de abril, quarta-feira, às 18 horas
Penitenciária Regional de Linhares
20 de abril, quinta-feira, às 11 horas
Projeto Juventudes
Promover a mobilização e o fomento de ações idealizadas por jovens que moram nas periferias do Espírito Santo. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, uma ação do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O projeto é gerido pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Voltado para o público de 15 a 24 anos, o Projeto JuventudES destina especial atenção aos jovens que enfrentam questões decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e egressos e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas, além de questões relacionadas à diversidade sexual, racial, étnica, de deficiências e em situação de rua, mapeando esses jovense garantindo o acompanhamento para a efetiva fruição das ações propostas em rede.
O projeto é desenvolvido nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus, resultando na participação de, aproximadamente, 7.200 jovens. As ações vão fomentar e acompanhar o desenvolvimento de 120 projetos protagonizados por jovens e/ou coletivos juvenis selecionados nos territórios do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã e, desta forma, contribuir para a redução dos índices de violência nos territórios prioritários do projeto.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Contemplado no Eixo Social do Programa Estado Presente, o Projeto JuventudES integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado para os jovens capixabas.
Texto: Léo Vais/Galpão IBCA.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br