Estado Presente: EEEFM Silvio Rocio é o novo local do bate-papo sobre o Centro de Referência das Juventudes (CRJ)
Por Danielly Campos
Os moradores da São Torquato, em Vila Velha, estão convidados para participar do bate-papo sobre o Centro de Referência das Juventudes (CRJ), que vai ofertar serviços públicos gratuitos para as jovens de 15 a 24 anos na região. A EEEFM Silvio Rocio, em São Torquato, é o novo local do encontro, na próxima segunda-feira (16).
O CRJ São Torquato vai ofertar cursos, oficinas de geração de renda, uso de espaços de trabalho ou de estudo compartilhado, laboratório criativo, passeios, entre outros serviços.
“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Essa é a marca do Programa Estado Presente: dialogar com as comunidades, construindo um ambiente melhor para todas e todos”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
CRJ
O CRJ é a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente. Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) já inaugurou o primeiro CRJ do Estado em Terra Vermelha, em Vila Velha, em setembro de 2021.
Além dele, está em funcionamento os CRJs Feu Rosa, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, São Mateus e Guarapari. A execução do CRJ nas cidades é feita em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que passaram por ampla seleção pública.
A SEDH trabalha para a entrega de CRJs em Linhares e Colatina, cujas obras estão avançadas. Também haverá dois CRJs em Vitória (Território do Bem e São Pedro), um em Vila Velha (São Torquato), um na Serra (Novo Horizonte) e dois em Cariacica (Castelo Branco e Flexal).
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O CRJ São Torquato integra esse programa, que tem como objetivo contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br