Equipes de oito CRJs participam de Formação sobre Direitos Humanos
Por Danielly Campos
Cerca de 75 integrantes das equipes dos Centros de Referência das Juventudes de Linhares, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, São Mateus, Guarapari, Terra Vermelha (Vila Velha) e Feu Rosa (Serra) participaram de uma formação sobre Direitos Humanos, nesta sexta-feira (4), no auditório do Palácio Fonte Grande, no Centro de Vitória.
A solenidade de abertura da Formação em Direitos Humanos contou com a presença da equipe da assessoria especial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, do secretário de Governo, Álvaro Duboc, e o diretor-presidente do Instituto Jones Santos Neves (IJSN), Daniel Cerqueira.
“O Programa Estado Presente é o grande programa de Governo de segurança. Começamos do zero, e estamos em contínuo processo de aperfeiçoamento. A principal entrega do eixo social do Estado Presente é o CRJ. Por isso, a importância do papel de vocês nesta política pública. O que vai garantir a continuidade dessa política pública são as intervenções que vocês farão no território. Vocês têm um papel fundamental na política de segurança pública do Estado do Espírito Santo, que queremos mostrar para o Brasil”, afirmou Duboc.
O diretor do IJSN, Daniel Cerqueira, também reconheceu a importância dos trabalhos sociais do CRJs nos territórios capixabas de maior vulnerabilidade. “Precisamos semear sonhos. Não há segurança pública sem fomentar os sonhos dos meninos e garantir direitos”, disse.
Durante a manhã, os participantes se informaram sobre as políticas públicas para mulheres, drogas, população LGBTQIA+, questão étnico-racial, população de rua e pessoas com deficiência. De tarde, foram abordadas questões sobre a metodologia do projeto do CRJ, princípios e diretrizes que compõe a Política de Direitos Humanos, fortalecendo a diversidade das juventudes, considerando ainda a elaboração de relatórios financeiros e orientações de comunicação.