Debate ‘Ruas e Resistência’ no CRJ Terra Vermelha

15/12/2021 15h21

Pessoas em situação de rua, assistidas pelo Centro Pop de Vila Velha, bem como gestores e gestoras da Assistência Social do município, participaram do debate “Ruas e Resistência”, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, nessa terça-feira (14). A atividade foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Coordenação de Políticas de Pessoas em Situação de Rua, e integrou a programação da XIII Semana Estadual de Direitos Humanos.

A ação teve início com uma recepção feita pela equipe do CRJ Terra Vermelha e, em seguida, ocorreu a mesa-redonda “Panorama, rotinas e critérios de acesso aos equipamentos”.

Posteriormente, o coordenador de Políticas de Pessoas em Situação de Rua, da Secretaria de Direitos Humanos, Eliando Reis, ministrou a palestra “Panorama das Políticas Públicas das Pessoas em Situação de Rua no ES: Perspectivas e Desafios”, com a coordenadora do Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR) no Espírito Santo, Rosângela Cândido. A entidade também foi parceira na atividade.

“Ficamos felizes com esse encontro no CRJ Terra Vermelha e com a população em situação de rua. Esperamos que este seja o primeiro de vários outros, pois a alegria, disposição e os olhinhos brilhando chamaram bastante nossa atenção. De início, eles estavam bem retraídos, um pouco tímidos, mas depois se soltaram. A partir de então, a integração foi simplesmente extraordinária, exatamente o que esperávamos do encontro. Ou seja, uma oportunidade para mostrarem na prática aquilo que, coletivamente, havíamos pensado como atividade para a Semana Estadual de Direitos Humanos, a saber: oportunidade para mostrar que há resistência nas ruas”, destacou o coordenador Eliando Reis.

“Foi uma manhã muito produtiva, em um espaço excelente, com acessibilidade, humanizado, com profissionais atenciosos que fizeram o acolhimento da população em situação de rua. Gostamos muito da interação com a oficina de música e também de conhecer o espaço, sabendo que a população de rua pode acessar, ter lazer e cultura. Vale a pena que os munícipes conheçam e acessem esse lugar tão bacana”, completou Rosângela Cândido.

Em seguida, foi realizada uma Oficina de Hip-hop com os participantes, organizada pelo CRJ Terra Vermelha. A manhã de atividades foi concluída com o debate “Ruas e Resistência”.

XIII Semana Estadual de Direitos Humanos

A XIII Semana Estadual de Direitos Humanos, promovida pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, teve início no último dia 02 de dezembro e vai até este domingo (19), com uma programação plural e ocorrendo em vários municípios do Estado.

Nesta edição, a Semana tem como tema “Lula Rocha: Periferia é Resistência e Potência”, em homenagem a Luiz Inácio Silva Rocha, referência na militância dos direitos humanos no Espírito Santo e que faleceu em fevereiro deste ano. As atividades foram organizadas em referência ao Dia Internacional de Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.

Confira a programação completa: https://bit.ly/3dRzTYD 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br