Comitiva do BID faz visita ao CRJ São Pedro para acompanhar execução do Programa Estado Presente
Por Marcus Vieira
Nessa semana, na terça-feira (08), uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitou o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro, em Vitória, para acompanhar de perto o funcionamento deste importante projeto de prevenção à violência do Programa Estado Presente: Segurança Cidadã, que conta com financiamento do BID.
Eles puderam acompanhar a realização de oficinas de barbearia e teatro, conheceram o estúdio do Laboratório de Potencialidades Capixabas (LabPoca), além de terem levado para casa o livro “Poesia de Favela”, organizado pela jovem poeta Jamilly Preta.
A comitiva está no Estado nesta semana para acompanhar a execução do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. A chefa de Operações do BID no Brasil, Paola Arrunategui, veio acompanhada também de Rodrigo Pantoja, especialista chefe de equipe do BID; de Paulo Henrique Mendes, subsecretário de Financiamentos Externos da Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo Federal; de Renato da Mota, coordenador-geral da Subsecretaria de Relações Financeiras Intergovernamentais, da Secretaria do Tesouro Nacional.
Revisão de Carteira
Antes da visita, na segunda-feira (07), a equipe da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) participou da Revisão de Carteira junto à comitiva do BID, com a presença da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
A reunião acontece semestralmente para avaliação da execução do Programa Estado Presente: Segurança Cidadã. No encontro, a secretária destacou a relevância da parceria do Banco com o Governo do Estado do Espírito Santo para o alcance de importantes metas e a realização de projetos.
“Os CRJs, com outros projetos do Governo, se tornaram essenciais para a efetivação de políticas públicas que garantem direitos às juventudes. São ações que geram oportunidades para a mudança de vida e impactam na realidade vivida nos municípios do nosso Estado”, disse Nara Borgo.
Estado Presente
O Programa Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Os Centros de Referência das Juventudes representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente.
--
Fotos: Marcus Vieira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida
Marcus Vieira
(27) 3134-1447
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br