SEDH participa de lançamento do Plano Nacional Juventude Negra Viva

22/03/2024 12h00

Nessa quinta-feira (21), a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e o subsecretário de Estado de Políticas para Juventude, Jiberlandio Miranda, participaram em Brasília do lançamento do Plano Nacional Juventude Negra Viva. O Plano é o maior pacote de políticas públicas para a juventude negra da história do Brasil.

 

Em setembro do ano passado, o Espírito Santo sediou a etapa final da Caravana Juventude Negra Viva, ação preparatória realizada em várias partes do País de escuta da juventude.

 

A secretária Nara Borgo destaca a importância destas ações para as nossas juventudes. “É com muita alegria que representamos o Governo do Estado do Espírito Santo no lançamento deste plano, que nos possibilitará a ampliação de ações para as nossas Juventudes”, pontuou.

 

O subsecretário e presidente do Fórum Nacional de Gestores de Juventudes, Jiberlandio Miranda, ressaltou a participação efetiva da juventude na caravana que passou pelo País. “Este documento foi criado a partir da escuta ativa da nossa juventude, trazendo respostas às principais demandas”, disse.

 

Juventude Negra Viva

 

O Plano Nacional Juventude Negra Viva tem o objetivo de construir ações de forma conjunta entre os ministérios para a redução da violência letal e outras vulnerabilidades sociais que afetam essa parcela da população. Construído com a participação de 18 ministérios, o Plano vai ter ações em áreas, como segurança, educação, saúde, assistência social, esporte e meio ambiente.

 

Cada eixo tem metas específicas e ações destinadas a promover mudanças estruturantes e duradouras na vida da juventude negra. No total, são 217 ações, divididas em 11 eixos e 43 metas.

 

São ações prioritárias:

 

  1. Projeto Nacional de Câmeras Corporais (Diretrizes, treinamento, capacitação);

 

  1. Criação do Pronasci Juventude: Bolsas de R$ 500 para jovens negros enquanto passam por cursos de capacitação profissional por 1 ano nos Institutos Federais (IFs);

 

  1. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens: Todos os programas do Ministério da Saúde terão recorte de juventude negra. Programa específico sobre saúde mental.

 

  1. Bolsa de preparação para concursos da Administração Pública.

 

  1. Criação de Equipamentos de Referência em Políticas para as Juventudes no âmbito do programa Estação Juventude, revitalização dos CEUs, da Cultura e instalação dos Convive;

 

  1. Promoção de intercâmbios entre países sul-sul: R$ 6 milhões de investimento em intercâmbios de professores e estudantes de licenciatura para a África e América Latina;

 

  1. Implementação do Pontão de Cultura com recorte específico para a juventude;

 

  1. Internet em territórios periféricos, comunidades tradicionais e espaços públicos;

 

  1. Formação de jovens esportistas nas periferias, a partir dos Núcleos do programa Segundo Tempo;

 

  1. Crédito rural: com foco na produção de alimentos, agroecologia e sociobiodiversidade, com ênfase na ampliação da linha de crédito rural Pronaf Jovem.

Com informações do Governo Federal.

 

O Plano completo está disponível aqui https://encurtador.com.br/gIPQ2

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3134-1414 (27) 99309-4008

comunicacao@sedh.es.gov.br