Jovem abre salão de estética após aprendizados em oficinas do CRJ

Incentivo e apoio na direção certa podem mudar a vida dos jovens e esse é mais um exemplo disso. A jovem Rayssa Costa, de 21 anos, acabou de inaugurar seu próprio salão de estética corporal e facial, no bairro Santo André, em Vitória, após ter participado das oficinas de beleza do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro, e descoberto seu gosto e habilidades para essa área.
Ela conheceu o CRJ por meio de amigos e participa ativamente das atividades desde 2023, quando cursou as oficinas de Penteados Afro e Design de Sobrancelhas. Logo que terminou ela já passou a trabalhar ofertando os serviços.
“Quando terminei os cursos e ganhei os certificados, eu comprei meus materiais e comecei a atender algumas clientes em domicílio. Depois, adaptei um cantinho provisório para atender na minha casa também”, Rayssa Costa.
Como prevê a metodologia de trabalho dos CRJs, as oficinas são grupos menos formais que têm, por objetivo, aproximar o jovem de conteúdos que podem se desenrolar em cursos técnicos e formação em outros momentos de aprofundamento. E a caminhada de Rayssa Costa aconteceu dessa forma.
Com o acompanhamento da equipe técnica do CRJ São Pedro, por meio dos programas de planejamento de vida e carreira, a jovem descobriu sua vocação para a área de estética e recebeu a sugestão de buscar um curso no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Ela foi aprovada no curso Técnico em Estética e concluiu, no final de 2024, a sua primeira formação.
“Eu comecei o curso por conta do incentivo da equipe do CRJ e isso foi muito legal. Por conta deles eu conheci muitos lugares, isso abriu muitas portas para mim. Eles também me chamavam para participar e trabalhar em eventos, o que me ajudava. Aprendi muito com as experiências no CRJ”, disse Rayssa Costa.
Com a oportunidade, sua veia empreendedora foi ainda mais destacada. No CEET ela participou da Insight Incubadora, um programa voltado a dar apoio para que empreendedores realizem o sonho do próprio negócio. “Isso abriu os meus olhos para os detalhes do que envolve ter a sua empresa”, comentou.
A partir de fevereiro deste ano, ela iniciou o curso superior de Biomedicina para se capacitar na prática de procedimentos estéticos não-cirúrgicos e, logo mais, poder ofertar novos serviços.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida
Marcus Vieira
(27) 3134-1447
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br