CRJ Território do Bem inaugura Laboratório de Potencialidades
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Território do Bem, em Vitória, inaugurou, nesta quarta-feira (31), o Laboratório de Potencialidades Capixabas (LabPoca) da unidade. O espaço tem como foco o empreendedorismo criativo. Atualmente, são 17 LabPoca’s instalados nos 14 CRJs mantidos pelo Governo do Estado.
No espaço, que fica próximo à sede do CRJ em Itararé, são desenvolvidas oficinas de Desenho e Desenvolvimento de Produtos, Oratória e Marketing Pessoal. Além disso, o espaço funciona como showroom das marcas e negócios de 24 jovens que participam da Bendita Feira, produto do LabPoca, e dos 18 jovens da Reverso Agência, um outro produto do laboratório, que utilizam o espaço para ensaios de dança e música.
Com foco no empreendedorismo criativo, o Centro de Referência das Juventudes realiza oficinas e capacitações, visando à formação das juventudes que desenvolvem produtos e serviços nas áreas de gastronomia, moda e acessórios, além de fotografia, bem-estar e beleza.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo destaca a importância do trabalho desenvolvido nos CRjs. “Ver toda esta potencialidade das juventudes significa que quando a gente acredita nas políticas públicas e a população também acredita nelas e constrói com a gente, os resultados são infinitos e este Labo Poca é prova disso”.
O espaço, que inclui ainda estúdio fotográfico e local para reuniões, funciona das 8h às 20h e pode ser utilizado pelas juventudes, por meio de agendamento.
“A metodologia desenvolvida nos CRJs prevê a criação destes espaços para o desenvolvimento de atividades, que, de acordo com a motivação de cada território, possibilitem o desenvolvimento de habilidades e capacitem as juventudes para a geração de renda”, explica a subsecretária de Estado de Políticas para as Juventudes, Carolina Cyrino.
LabPoca
Os Laboratórios de Potencialidades Capixabas (LabPocas) são espaços reservados nos Centros de Referência da Juventude (CRJs) para a implantação de atividades de economia criativa, com o objetivo de dar opções de geração de renda aos jovens, fortalecendo a economia local. Cada CRJ tem, no mínimo, uma sala e recursos para a implantação do projeto, que também pode contar com parceiros da iniciativa privada. Eles podem ser na área de estética, gastronomia, audiovisual, ou outros temas, de acordo com a vocação da região.
Para participar dos LabPocas, basta ser jovem de 15 a 24 anos e morador de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Colatina e São Mateus, cidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Programa Estado Presente
Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414 (27) 99309-4008