Sarau e live no Dia Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens

22/09/2021 11h21 - Atualizado em 23/09/2021 10h55

Na última terça-feira (21), segundo dia da X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, que acontece até próximo dia 27, as juventudes contaram com sarau e live sobre ações de enfrentamento ao extermínio de jovens negros. Essas atividades aconteceram em alusão ao 21 de setembro, definido pela Lei Estadual 9.656, de 2011, como Dia Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens.

Antes da live, no canal Juventudes no Instagram (@juventudes_es), foi feita a apresentação da campanha "A juventude negra quer viver", promovida pela Articulação Nacional de Psicologas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) (ANPSINEP).

O Sarau Quinto Elemento, que também foi em função do Dia Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens, aconteceu no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, em Vila Velha. A galera do Hip Hop teve microfone aberto para o quinto elemento do movimento, que é o conhecimento. Os outros elementos são MC, DJ, Break e o grafitti.

De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, o objetivo das atividades foi incluir as temáticas das juventudes na sociedade. “Assim fortaleceremos as ações voltadas para os jovens, com mais políticas públicas, dando mais visibilidade aos temas. Há muitos desafios a superar. Mas vivemos o momento de maior investimento nas juventudes, com a implantação de 14 Centros de Referência das Juventudes, do Plano Estadual de Políticas das Juventudes, o projeto Juventude Emergencial e o Fundo Estadual”, enfatizou.

As atividades da semana estão sendo realizadas em parceria com as Organizações da Sociedade Civil Bem Brasil e Adesjovem, prefeituras de Guarapari e de Cachoeiro de Itapemirim, além do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).

Semana

A Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens foi criada pela Lei 9.646/2011. Ela acontece em nível estadual, enquanto os municípios realizam as tradicionais semanas das juventudes.

A ação é realizada na quarta semana de setembro e tem o dia 21 de setembro como destaque, por ser o Dia Estadual do Combate ao Extermínio de jovens. É um momento importante para os debates dos temas das juventudes no Estado.

21/09 (terça-feira)

18h – Sarau Quinto Elemento com microfone aberto, no Centro de Referência das Juventudes Terra Vermelha, Vila Velha.

19h - "Antes que a bala perdida me ache: debate on-line do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-ES) sobre as políticas públicas no enfrentamento do extermínio da juventude negra", no @juventudes_es no Instagram.

22/09 (quarta-feira)

15h - "Intervenção Cultural Batalha NB+ bate-papo: o que é o Conselho e apresentação do Estatuto da Juventude", no Iases, em Linhares.

23/09 (quinta-feira)

14h - “Entre Olhares" - Oficina de fotografia, no Centro de Vivência de Feu Rosa, na Serra.

24/09 (sexta-feira)

18h30 - Fala aê JuventudES - Equipe de Guarapari, no Centro Cultural Casa Sinestésia, Centro de Guarapari.

25/09 (sábado)

9h - Juventudes tradicionais, no Centro de Cultura Afro Brasileira - Ile Axé Opo Elemoso, em Cachoeiro de Itapemirim.

14h - O CRJ que queremos, na UMEF Dijayro Gonçalves Lima, em Vila Velha.

27/09 (segunda-feira)

14h - Eleição on-line do Cejuve.