Juventudes tradicionais na X Semana Estadual de Debate contra Extermínio de Jovens

24/09/2021 11h21 - Atualizado em 24/09/2021 11h52

No sexto dia da X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, o debate será sobre as juventudes tradicionais, neste sábado (25), no Centro de Cultura Afro Brasileira - Ile Axé Opo Elemoso, no bairro Novo Parque, em Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com a gerente de Políticas para as Juventudes, Fabricia Barbosa, o evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, será um momento de debate dos desafios e ações públicas voltados para jovens ciganos, indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, caboclos, pescadores artesanais, pomeranos, entre outros, classificados como integrantes de comunidades tradicionais.

Na programação, também está previsto um momento de escuta das juventudes da região de Terra Vermelha, em Vila Velha, com o tema “O CRJ que queremos”. O encontro será no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha,  em Vila Velha, a partir das 14 horas.

Essa atividade está sendo realizada pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil, que venceu ampla seleção pública e faz a gestão do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, no mesmo município. O evento é uma ação de mobilização das juventudes dessa região para divulgação do CRJ no território.

Semana

A Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens foi criada pela Lei 9.646/2011 e acontece em nível estadual, enquanto os municípios realizam as tradicionais semanas das juventudes. A ação é realizada na quarta semana de setembro.

De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, o objetivo da Semana é incluir as temáticas das juventudes na sociedade. “Assim, fortaleceremos as ações voltadas para os jovens, com as políticas públicas dando mais visibilidade aos temas. Hoje, vivemos o momento de maior investimento nas juventudes, com a implantação de 14 Centros de Referência das Juventudes, do Plano Estadual de Políticas das Juventudes, o projeto Juventude Emergencial e o Fundo Estadual”, enfatizou.

As atividades da X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens foram realizadas em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) Bem Brasil e Adesjovem, Prefeituras de Guarapari e de Cachoeiro de Itapemirim, além do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).

25/09 (sábado)

9h – Juventudes tradicionais, no Centro de Cultura Afro Brasileira - Ile Axé Opo Elemoso, em Cachoeiro de Itapemirim.

14h – “O CRJ que queremos”, no Centro de Referência das Juventudes Terra Vermelha,  em Vila Velha.

27/09 (segunda-feira)

14h – Eleição on-line do Cejuve.

Foto: Facebook do Centro de Cultura Afro Brasileira - Ile Axé Opo Elemoso.