Alimentação e inovação juvenil para saúde é tema do Dia Internacional da Juventude 2021

09/08/2021 10h07

No Dia Internacional da Juventude, que acontece no próximo dia 12, será realizado um webinar com mesas redondas sobre o tema das juventudes a partir das perspectivas da saúde planetária, nutrição, educação, inovação e juventude indígena. O webinar promoverá a inovação, a troca de conhecimento e o envolvimento dos jovens.

O tema do Dia Internacional da Juventude 2021 é “Transformando os sistemas alimentares: inovação juvenil para a saúde humana e planetária”. O objetivo é que os jovens continuem ampliando os esforços de forma individual e coletiva, para restaurar o planeta e proteger a vida.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), com a expectativa de que a população mundial aumente em dois bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, simplesmente produzir um volume maior de alimentos mais saudáveis ​,​de forma mais sustentável, não garantirá o bem-estar humano. Outros desafios cruciais também devem ser enfrentados, como a redução da pobreza, a inclusão social, os cuidados com a saúde, a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas.

O sucesso desse esforço global só acontecerá com a participação significativa dos jovens na hora de fazer as escolhas alimentares, lembrando que os sistemas alimentares incluem também todos os processos e infraestrutura envolvidos na alimentação de uma população, como poluição e desertificação.

A saúde da população também é fundamental para enfrentar os desafios dos sistemas alimentares, especialmente porque as doenças crônicas relacionadas à nutrição (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer) são os principais contribuintes para a carga global de doenças.

Programação

O webinar no Dia Internacional da Juventude vai abordar o papel que os jovens podem desempenhar para alcançar sistemas alimentares mais justos e sustentáveis, com base nas recomendações do Fórum da Juventude ECOSOC de 2021.

Com informações das Organização das Nações Unidas (ONU).